Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

02/10/2019 16:32
  • Unidades de Saúde começam ações de conscientização sobre Outubro Rosa

O mês de outubro marca o início do movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, e as Unidades de Saúde de Natal já começaram os preparativos para esclarecer a população sobre a importância da descoberta precoce no início do tratamento da doença.

 

 

Serão oferecidas palestras e atividades durante todo o período com a intenção de informar sobre a percepção de alterações nas mamas e os fatores de risco conhecidos que podem ajudar na descoberta precoce e assim encaminhar ao início do tratamento.

 

 

Iniciado na década de 1990, o movimento Outubro Rosa tem a intenção de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, doença que mais mata mulheres no Brasil, mas que possui tratamento disponível nas unidades básicas de saúde.

 

 

Ana Paula Magalhães, responsável técnica pelo núcleo de saúde da mulher da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ressalta a importância do projeto na conscientização para a descoberta precoce, que pode ajudar a salvar a vida de muitas dessas mulheres. “O câncer de mama é curável se for descoberto a tempo. Estamos preparados, na nossa rede de atenção básica, para receber essa mulher, orientar e, caso seja diagnosticada alguma alteração, encaminhar para outras unidades”.

 

 

As unidades de norte a sul desenvolvem diversas atividades ressaltando a importância do autoexame e trabalhando o reconhecimento do corpo para conscientizar a população feminina. Serão oferecidas palestras sobre os fatores de risco, os sinais de alerta e sintomas da doença; rodas de conversa com depoimentos de pacientes que já passaram por tratamentos; além de atividades que visam promover o bem estar e a autoestima das participantes, “A intenção é que a gente trabalhe o mês todo com essas mulheres, do dia primeiro até o dia 31”, comenta Ana Paula.

 

 

Promovendo a saúde com diversas ações e atendimentos médicos voltados para a saúde da mulher, o Outubro Rosa contará também com Ônibus Reviver, que realizará mamografias de forma itinerante pela cidade, além do “Mulher 365”, que acontece no sábado 25, reforçando os cuidados com a saúde realizando exames médicos e preventivos.

 

 

O encerramento contará com uma palestra realizada por oncologistas voltada para os profissionais da saúde de atenção básica que acontecerá no dia 30 na unidade Nascimento de Castro da Universidade Potiguar (UNP).




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css