25/06/2019 09:15
  • Centro de Convivência em Saúde Mental realiza Auto de São João

Para comemorar as festividades juninas, o Centro de Convivência em Saúde Mental reuniu usuários do serviço, juntamente com convidados, parceiros e demais interessados no Mercado Público de Petrópolis. Na ocasião, houve quadrilha junina, muita música e comidas típicas. Para o espetáculo do Auto de São João, 30 usuários foram os artistas da vez e encenaram uma história temática da época comemorativa.

A psicóloga do Centro de Convivência em Saúde Mental (CCSM), Ivana Glória, comenta de onde surgiu a ideia: “baseada no Auto de Natal que nós tivemos em dezembro do ano passado e que foi muito boa a recepção, pensamos em comemorar o São João, mas de forma diferente, não somente com quadrilha, mas fazer um Auto de São João onde pudéssemos contar uma história. Desse modo nos reunimos com diversos parceiros e montamos o espetáculo”.

1. equipe se reuniu para a apresentação há mais de um mês, e tudo saiu como planejado. “Foi muito bom ver todos reunidos e felizes brincando o São João. Um evento que contou com tanta gente fazendo outras se descontraírem é muito gratificante” comenta a psicóloga Ivana Glória. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), voluntários com experiencia em teatro, professores de dança, estagiários da UFRN e Unifacex foram parceiros na realização do evento que contribuíram com elementos desde textos, cenografia, ensaios, elaboração de receitas culinárias, elaboração de figurinos entre outros ajustes até a realização do evento que aconteceu no dia 19 de junho.

“A Semsur autorizou a fazer o nosso evento no Mercado Público de Petrópolis e ensaios no mercado e foi uma grande parceira no projeto. A SMS também foi muito essencial nesta realização. Lá no Centro de Convivência em Saúde Mental somos duas psicólogas e trabalhamos muito com parceiros que oferecem oficinas de arte, de pintura, zumba, dança e teatro, entre outras. Também é por causa desses parceiros que a festa foi tão bonita. Só tenho gratidão.” continuou Ivana Glória que destacou ainda “Essa é uma data comemorativa onde a gente consegue integrar diferentes secretarias com o Centro de Convivência em Saúde em outros espaços físicos, fazendo as pessoas circularem e socializarem, ganhando o mundo. É muito gratificante ver nossa missão sendo cumprida com os usuários do serviço de saúde mental, os serviços da Rede de Atenção Psicossocial, com a SMS, com os parceiros, com a população em geral. Sinto que nosso dever foi cumprido” finaliza a psicóloga.

O Centro de Convivência em Saúde Mental funciona das 8h às 12h no Centro Integrado em Serviços de Saúde - Unidade Pescadores, no bairro das Rocas, na rua São João de Deus, 80, onde funcionava o antigo Hospital dos Pescadores.