24/06/2019 10:00
  • Guarda Municipal amplia efetivo na rua e reforça segurança do São João em Natal

A Guarda Municipal do Natal (GMN) vem atuando fortemente na segurança preventiva dos shows promovidos pela prefeitura durante as comemorações do São João de Natal. A determinação da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) é de reforçar o efetivo de guardas municipais nos locais do evento durante as apresentações musicais que estão ocorrendo no decorrer deste mês.

Na avaliação da titular da Semdes, Sheila Freitas, as festividades estão acontecendo de maneira tranquila sem registros de ocorrências de maior gravidade. “A Guarda vem atuando no mesmo padrão de policiamento que realizamos por ocasião do carnaval e esperamos concluir este mês de comemorações garantido a segurança de todas as famílias que participam do São João de Natal”, comentou.

O comandante da GMN, Alberfran Grilo, informou que nos horários de realização dos shows estão sendo utilizadas um efetivo que engloba guardas municipais do serviço ordinário e outros com utilização de diárias operacionais. São 20 viaturas, além de agentes em pontos fixos e circulando entre as pessoas que vêm acompanhar as apresentações musicais. “Nossa maior atenção está apontada para os horários dos shows devido ao aumento da circulação de pessoas. Nossos guardas estão atuando ostensivamente e, somente com a presença conseguimos inibir possíveis delitos ou conter alguns conflitos ocasionados por pessoas que se excedem no álcool”, comentou.

O subcomandante de Segurança da GMN, Carlos Cruz, lembrou que os polos de festividade junina organizados nas zonas Sul, Leste, Oeste e Norte da cidade estão contando com a presença do efetivo de segurança preventiva da GMN. “Estamos cumprindo com uma das prioridades da Prefeitura do Natal, que é contribuir com a segurança do cidadão para que ele venha assistir aos shows num ambiente seguro”, afirmou.

O patrulhamento ostensivo da GMN nas áreas de comemorações juninas vem acontecendo desde o início deste mês, quando o prefeito Álvaro Dias abriu a temporada de apresentações públicas em alusão ao São João.