20/06/2019 11:45
  • Coordenação de Saúde Mental capacita profissionais da Rede de Urgência e Emergência

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Departamento da Atenção Especializada (DAE) realizou nesta terça-feira (18), no Auditório do Samu Natal, a Capacitação em Saúde Mental - Rede de Urgência e Emergência, encerrando o ciclo de qualificações que teve início em maio.

Trata-se de uma capacitação de saúde mental que tem como público alvo prioritário os profissionais dos serviços de urgências do município de Natal (Upas Potengi, Sul, Pajuçara e Esperança, Hospital Municipal de Natal (HMN), SAMU Natal e Centro Integrado dos Serviços em Saúde CISS - Unidade Pescadores.

O objetivo é capacitar a rede de urgência e emergência para o atendimento à crise em saúde mental. A capacitação de hoje foi ministrada pela psicóloga, Elizabete Freitas da SMS e pelos psiquiatras Ranna Brito e Rafael Góis, também da SMS.

Os temas abordados: Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), Prevenção e Risco de Suicídio e Intervenção na Crise em Saúde Mental. “Nesse sentido foram abordados também os principais quadros que chegam nos serviços de urgências e os protocolos de manejos - contenção química e contenção mecânica, para respaldar a atuação desses serviços de urgência”, explicou a coordenadora municipal de Saúde Mental, Nietsnie Duarte.

“Valeu muito a pena. Nós participamos em dois momentos na UPA Potengi e no encerramento desta terça-feira. Todos foram excelentes. Acho que deveríamos participar de outros momentos como esses”, destacou a diretora da UPA Potengi, Swami Bezerra.