19/06/2019 13:00
  • Espaço Cultura Ruy Pereira será revitalizado pela Prefeitura

O Espaço Cultural Ruy Pereira, na Cidade Alta, será revitalizado pela Prefeitura de Natal. A ideia é replicar o que foi executado no Beco da Lama com a pintura de painéis de grafite, além da reestruturação do passeio da área, construção de uma cobertura, mudança da entrada para a avenida Princesa Isabel e a instalação de um palco permanente para a realização de diversas manifestações artísticas que serão contempladas pelo edital da secretaria municipal de Cultura (Secult). O prefeito Álvaro Dias visitou o espaço na manhã desta quarta-feira (19) acompanhando do secretário municipal de Cultura, Dácio Galvão, do vereador Fernando Lucena e do artista Dicesar Love que será responsável pela execução de uma gravura de Ruy Pereira, patrono do local.

“A cultura tem sido um instrumento de renascimento do Centro da Cidade em virtude do trabalho que a nossa gestão tem realizado na região. Fizemos um belo trabalho no Beco da Lama, requalificando o espaço que tem atraído diversos visitantes e mudou a realidade do comércio e dos empreendimentos no seu entorno. Iremos fazer o mesmo aqui no Espaço Cultural Ruy Pereira transformando os muros em uma galeria a céu aberto, bem como melhorando a estrutura do local para ampliar as ativações artísticas e culturais existentes aqui”, detalhou Álvaro Dias.

Dicesar Love retorna a Natal para repetir o sucesso do projeto do Beco da Lama. O artista disse que se surpreendeu com a repercussão positiva do trabalho realizado e espera que os natalenses e turistas também aprovem as intervenções que irão ocorrer no Espaço Cultural Ruy Pereira: “Não esperava ter tamanho retorno pelo que fizemos no Beco da Lama. Acompanhei todos os desdobramentos e fiquei muito feliz com a aceitação que superou as nossas expectativas. Isso é muito gratificante para qualquer artista. Estou conhecendo agora o espaço Ruy Pereira e temos totais condições de repetir o que foi feito lá. São áreas com características parecidas e eu não vejo a hora de começar a trabalhar”, destacou Dicesar que terá o auxílio de grafiteiros locais para executar as pinturas.

Dácio Galvão informou que a Secult já abriu um edital no valor de R$ 200 mil reais para a promoção de eventos no Centro Histórico: “Seguimos com a nossa política democrática de abertura de editais para fomentar a cultura. Esse espaço já é um ponto tradicional de manifestações artísticas de todos os gêneros e com as adequações que iremos fazer vamos amplificar essas ações para gerar emprego, renda, valorizar os artistas locais e trazer um novo olhar para a Cidade Alta”.

Quem comemorou a confirmação dos serviços foi o vereador Fernando Lucena que destinou uma emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil para a Prefeitura executar o trabalho de requalificação: “A cidade respira cultura e essa gestão tem colocado essa área em destaque. Essa é uma política pública essencial para o desenvolvimento de qualquer sociedade e o novo Espaço Cultural Ruy Pereira vai ser palco de shows musicais, exposições, encenações e tudo o que está inserido no universo cultural. A gestão do prefeito Álvaro Dias está de parabéns pela iniciativa.