Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

19/06/2019 06:15
  • Samu Natal alerta para cuidados com queimaduras durante festividades juninas

O período junino é propício ao aumento do número de vítimas de queimaduras tendo em vista o maior manuseio de fogos de artifício, proximidade com fogueiras ou até mesmo recreações tradicionais típicas desta época. Assim, as ocorrências que envolvem vítimas de queimaduras aumentam em razão do manuseio. Segundo dados estatísticos da Central de Regulação de Urgências do Samu Natal, geralmente nesta época, as chamadas pelo 192 aumentam em média 30% em relação a resto do ano.

 

O uso de fogos de artifícios pode deixar as comemorações mais bonitas e divertidas, mas é preciso ter muito cuidado, pois o mau uso dos fogos pode trazer graves consequências à saúde como queimaduras, prejuízos à audição e até amputações. Faz-se necessário manter-se afastado do local do disparo do artefato, garantir que não há rede elétrica nas proximidades ou substâncias potencialmente inflamáveis e devem ser manuseados em áreas abertas. Crianças devem se manter distantes de material com perfil explosivo e potencialmente desencadeadores de queimaduras. Lembre-se de em caso de queimaduras ou acidentes durante as festividades juninas acionar o Samu Natal, discando o número 192 de qualquer telefone para acionar o serviço.

 

Para evitar acidentes, o Samu Natal alerta para as recomendações de segurança para quem vai soltar fogos de artifícios. São elas:

- Não ser manuseado por crianças;

- Não ser manuseado por pessoas que ingeriram bebidas alcoólicas;

- Não acender os artefatos próximo ao rosto e não apontar em direção a outra pessoa;

- Não soltar balões;

- Não tentar reacender o produto depois de uma eventual falha;

- Não colocar artefatos dentro de latas, entre tijolos ou afins.

 

Além disso, a Sociedade Brasileira de Queimados, alerta para os procedimentos em caso de queimaduras:

- O primeiro cuidado é extinguir a fonte de calor;

- Deve-se lavar o local atingido com água corrente em temperatura ambiente, de preferência por tempo suficiente até que a área queimada seja resfriada;

- Buscar o auxílio de um profissional de saúde para evitar o agravamento da lesão;

- Se não houver Posto de Saúde nas proximidades, deve-se acionar os serviços de socorro do SAMU 192, Corpo de Bombeiros 193 ou procurar uma Emergência hospitalar de referência;

- Não passar no local atingido nenhum produto ou receita caseira;

- Não passar nenhuma pomada no local atingido, sem recomendação médica;

- Não tente estourar as bolhas provocadas pela queimadura. Elas são curativos naturais da lesão. Quando o ferimento fica exposto a instrumentos possivelmente contaminados, ele pode infeccionar.

- Se houver necessidade de cobrir o ferimento a caminho do serviço de Saúde, o indicado é envolvê-lo em um pano limpo.

- Tecidos ou materiais que grudam no ferimento, como o algodão, devem ser evitados. O paciente queimado não deve retirar a roupa que estiver usando, ainda que houver sido atingida pelo fogo. O ideal é molhar a vestimenta e permanecer assim até a chegada ao pronto-socorro, para evitar que as bolhas estourem e que a pele seja arrancada.

- Retirar acessórios, como pulseiras e anéis, pois o corpo incha naturalmente após uma queimadura e esses objetos podem ficar presos.

 




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css