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A cidade de Natal está recebendo, entre os dias 16 a 19 de junho, o 30° Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental e a 12° Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental, que é uma das maiores de tecnologias de saneamento ambiental de toda a América Latina. Edição que está acontecendo no Centro de Convenções e contando com aproximadamente 4 mil congressistas, entre profissionais das áreas pública e privada, que atuam em níveis nacional e internacional, o evento tem uma média de 6 mil visitantes, entre eles os alunos da rede municipal de educação.
Os estudantes das escolas públicas de Natal estão visitando o “Espaço Água”, que é onde acontece a interação social, que tem uma área de 3 mil metros quadrados. Lá, os participantes passam por circuitos de aprendizagem, com jogos interativos, conhecimento das Estações de Tratamento de Água (ETAs), Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs) e os sistemas de Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Além de conhecerem sobre o processo de despoluição dos rios e seus impactos positivos para as cidades e população, eles entram em barcos simuladores e veem como tudo funciona.
O aluno Vitor Eduardo Ferreira da Silva, de 8 anos, do 3° ano do Ensino Fundamental, falou bem empolgado: “gostei de andar de barco, vi flores, patos e o rio”. Outro aluno, Ryan Kaio do Santo Rosa, de 9 anos, também do 3° ano, disse que gostou de conhecer tudo. “Mas o que achei mais bacana foi ver a importância da água”, assimilou. Luan Vitor Lima do Nascimento, de 8 anos, produziu o quadrinho vencedor da mais recente Semana do Meio Ambiente. Segundo apreendeu, “a água é muito importante para a nossa vida, não podemos ficar desperdiçando”.
A professora da Escola Municipal Professora Emília Ramos, Wigma de Begna Monteiro Dantas, que estava acompanhando seus 25 alunos, observou que “o Espaço Água é interessante, porque complementa o que a gente trabalha em sala de aula. Recentemente, um aluno nosso foi vencedor de um prêmio justamente sobre uma história em quadrinho que falava sobre a água. Então, é importante não só para a gente poder trabalhar a questão da leitura e da escrita, mas também trazer essa vivência que elas têm no dia a dia para dentro da sala de aula. Em relação a esse espaço, conversamos em sala, quando debatemos sobre a importância da água. São nesses momentos que as vivências deles se ampliam e isso é muito importante para as crianças”, ressaltou.