Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

18/06/2019 15:30
  • NTE entrega certificados de conclusão dos cursos de Google para educadores, informática e lousa digital

O Núcleo de Tecnologia Educacional do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), realizou na noite desta segunda-feira (17), a entrega de certificados de conclusão dos cursos de Google para educadores, informática básica e lousa digital para professores e servidores da Secretaria Municipal de Educação.

 

Foram três formações simultâneas, atingindo 24 alunos para o curso de Google para educadores, 32 alunos para informática básica e 61 concluíram o Uso Interativo da Lousa Digital. O conteúdo de informática básica apresentou desde a introdução à microinformática, história dos computadores, revolução industrial, sistema operacional, internet, e-mail e armazenamento de informação em nuvem. Com relação ao Google para educadores, foi demonstrado as ferramentas de pesquisa com direcionamento na área da educação. De acordo com o professor Carlos Henrique essas ferramentas conduzem uma estrutura necessária para dinamizar as aulas. “Estabelecemos alguns pontos importante, procurando fazer com que o professor entenda o que são as ferramentas e como aplicar elas na educação para que o aluno se torne protagonista no desenvolvimento de um projeto”, explicou.

 

O professor Clenilson Campos Ferreira que é gestor pedagógico da Escola Municipal João XXIII, fez o curso de Google na educação e explicou que a proposta vai ajudar nos planejamentos junto aos professores e aplicar uma nova metodologia em sala de aula. “O meu interesse por esse curso foi exatamente para aprender e junto com os educadores, planejar através da ferramenta de pesquisa, buscar outros caminhos. Vamos utilizar na secretaria da escola, como bancos de dados, e organizar os nossos arquivos. Porque dentro da plataforma do Google, conseguimos estar compartilhando um arquivo, manusear, fazer mudanças, alterações e dividir os resultados com um colega de trabalho, fazer essa mesma interação em uma produção textual, atividade, relatório ou na própria ficha escolar da secretaria”, ressaltou Clenilson Campos.

 

Todas as escolas municipais já possuem uma lousa digital. “O objetivo do curso de Uso Interativo da Lousa Digital é motivar o professor a usar a ferramenta como um meio de ensino-aprendizado na educação. Alguns educadores acham que é difícil, porque não entendem como lidar com os processos interativos e o objetivo do curso é exatamente motivá-los a usar essa tecnologia em sala de aula”, disse Audimar Duarte de Moura, pedagogo e especialista em tecnologia educacional.

 

A professora de Matemática, Josefa Poliana Ferreira, da Escola Municipal Professor Veríssimo de Melo disse que a experiência com lousa digital é no uso de jogos interativos, para uma aula virtual, como a visita de monumentos com a turma toda interagindo, podendo até andar pelos museus. Contou ainda que as aulas ficaram bem dinâmicas e muito proveitosas, aumentando a participação dos alunos que ficam bem concentrados, deixando o conteúdo bastante produtivo. “Eu nunca tinha usado a lousa digital, até porque não tinha feito o curso. Aprendi como manusear e como usá-la na sala de aula e aplicar os jogos com os alunos. Depois do curso, comecei a usar como lousa e com o aluno interagindo nas aulas”, afirmou.

 




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css