18/06/2019 14:20
  • Profissionais e entidades são homenageados com a comenda do mérito professor Cícero Onofre Neto
Assessoria Semurb

Na noite de segunda-feira, 17, durante o 30º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental que ocorre em Natal, o secretário de Meio Ambiente e urbanismo, Daniel Nicolau foi um dos agraciados com a Comenda do Mérito professor Cícero Onofre de Andrade Neto. A insígnia foi uma proposição do ex-vereador Sérgio Pinheiro e subscrita pela vereadora Nina Souza (PDT).

O ato solene, promovido pela Câmara Municipal de Natal para a entrega das honrarias, aconteceu no auditório do Centro de Convenções de Natal, com sessão presidida por Nina Souza, que entregou mais 26 medalhas a profissionais e entidades que se destacaram por ações em defesa do saneamento básico, do meio ambiente e desenvolvimento sustentável no âmbito do Município de Natal.

Para Daniel Nicolau, o ex-vereador Sérgio Pinheiro foi brilhante ao propor a criação dessa comenda para homenagear pessoas e entidade que trabalham e lutam por ambientes e estruturas melhores. “Quem recebe, já tinha responsabilidade. Ao receber, passa a ser imbuído de tornar-se mais um embaixador como Cícero Onofre foi, na luta pelo saneamento básico. Esta comenda não me traz apenas vaidade, mas responsabilidade de buscar construir uma sociedade melhor”, finaliza.

Para a vereadora Nina Souza reconhecer as boas práticas realizadas nesse setor é tão importante, haja vista que esses profissionais atuam para promover a redução dos danos ambientais, prevenção de doenças, sempre com foco na melhoria da qualidade de vida das comunidades. “É de conhecimento público que o saneamento básico é um setor que tem um apelo social muito grande por estar diretamente ligado a saúde pública, sendo seu avanço essencial para construção de um ambiente sustentável e equilibrado”, disse.

Também esteve presente na solenidade a esposa de Cícero Onofre, Ana Maria Lins Onofre, que agradeceu a homenagem em nome da família. Falou da sua emoção. Ressaltou que ele era merecedor, pois dedicou sua vida a causa do saneamento básico no Brasil.

Comenda

Cícero Onofre de Andrade Neto, desenvolveu inúmeras atividades como pesquisador e é reconhecido nacional e internacionalmente como uma das maiores autoridades brasileiras no campo da Engenharia Sanitária e Ambiental.

Como técnico, foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento tecnológico que levou a surgir o sistema condominial de esgotos implantada inicialmente nos bairros de Santos Reis e Rocas, na década de 80.

Ele também foi presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental ABES Seção Rio Grande do Norte (ABES-RN) e ex- diretor nacional da entidade (o engenheiro faleceu em maio de 2017).