06/06/2019 12:00
  • Hoje tem atividades culturais na Semana do Meio Ambiente do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte

O escritor e poeta Marcos Medeiros vai relançar nesta quinta-feira (6), a partir das 14:30h, o livro O Lagarto de Folhiço. O evento cultural acontecerá dentro do projeto O Escritor vem ao Parque e da Semana do Meio Ambiente 2019 e será precedido por apresentação musical do Coral Trá Lá Lá, formado por alunos da Escola Municipal Professor Ascendino de Almeida, que funciona no bairro Pitimbu.

Com uma extensa lista de livros publicados, o escritor e poeta, Marcos Medeiros é criador do personagem Zé da Jia e faz nessa obra de relançamento uma apresentação em versos do lagarto Coleodactylus natalensis, o Lagartinho de Folhiço. Espécie endêmica de remanescente da Mata Atlântica do Rio Grande do Norte, é símbolo dos remanescentes florestais das ZPA´s 1 e 2 da Cidade do Natal, mais especificamente, Parque da Cidade e Parque das Dunas, instituído pela Lei n 6.438 de 07 de março de 2014. A espécie foi descoberta pela professora e pesquisadora da UFRN, Eliza Maria Xavier Freire.

O poeta Marcos Medeiros presta, com esta reedição, uma justa homenagem ao cartunista Antônio Amâncio. Natural de Macau, Amâncio notabilizou-se por seus traços talentosos, trabalhou em diversos jornais potiguares e premiado em diversos concursos e as ilustrações do Lagarto de Folhiço têm a sua digital. Antônio Amâncio, faleceu em 18 de novembro de 2013, aos 40 anos de idade, vítima de um acidente automobilístico.

A programação da Semana do Meio Ambiente acontecerá até este sábado (8), com palestras, atividades lúdicas, exposições e apresentações culturais. A entrada no Parque da Cidade é grátis.