31/05/2019 17:45
  • Semul levou informação e empoderamento às mulheres em diversas ações no mês de Maio

A Prefeitura Municipal do Natal, gestão Álvaro Dias, através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres – SEMUL, visando atingir um número maior de mulheres, realizou neste mês de maio diversas atividades extramuros, que vão além dos equipamentos da secretaria. As ações promoveram conhecimento e levaram informações importantes sobre as políticas públicas desenvolvidas pelo município, voltadas à proteção e empoderamento das mulheres natalenses.

Realizadas nos formatos de Exposições Dialogadas ou Rodas de Conversa, a equipe técnica da Semul realizou, no mês das mulheres, o seguinte calendário de ações:

· Dia 16

A Semul foi convidada para realizar uma Exposição Dialogada na Guararapes Confecções, por ocasião da semana “Quem Abraça Respeita!”, uma ação da Guararapes que visa orientar, prevenir e combater a prática do assédio moral, sexual e exclusão das minorias no ambiente de trabalho. Na Exposição para cerca de 100 funcionários, a Semul tratou de temas voltados ao Enfrentamento da Violência Doméstica e Direitos da Mulher, abordando discussões como a cultura patriarcal, misógina, sexista e machista na qual as mulheres estão inseridas na sociedade, além da violência de gênero, feminicídio, dados e estatísticas nacional e locais, rede de atendimento da capital e equipamentos de atendimento da Semul. O evento contou com a participação de órgãos públicos e autoridades.

· Dia 17

A Semul participou da Audiência Pública “Igreja e Políticas Públicas”, realizada na Câmara Municipal de Natal sob a ótica da Campanha da Fraternidade deste ano, cujo tema é “Fraternidade e Políticas Públicas”.

· Dia 18

A Semul promoveu uma Roda de Conversa na ação “Quem Ama Cuida”, realizada no CMEI Mirassol.

· Dia 22

Na semana alusiva ao Dia do Assistente Social, comemorado dia 15 de maio, a equipe técnica da Semul foi convidada a proferir Exposição Dialogada na Unifacex, para alunos do 5º período do curso de graduação de Serviço Social, cujo tema foi “Políticas públicas voltadas para as mulheres de Natal e a atuação do Assistente Social no enfrentamento a violência de gênero contra a mulher”.

· Dia 23

Participação da Semul em Seminário na Maternidade Januário Cicco através de Exposição Dialogada proferida por nossa Diretora do Departamento de Prevenção e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, Ana Cláudia, que divulgou as ações da Secretaria e discorreu sobre importante temática: violência obstétrica.

· Dia 24

A Semul levou seu projeto “Mulheres da Maré” para uma Roda de Conversa com 45 mulheres pescadoras, provenientes dos bairros das Rocas, Redinha e Ponta Negra, com o objetivo de promover a inserção e a permanência das mulheres no mundo do trabalho, considerando-as em sua diversidade e especificidades, por meio de capacitação e qualificação profissional, bem como o fortalecimento das organizações de mulheres e a adoção de medidas educacionais para o enfrentamento de todas as formas de violência, discriminação e preconceito contra as mulheres.

· Dia 26

Em alusão ao Dia das Mães, a Semul promoveu uma Roda de Conversa com as mães da comunidade do Leningrado, na Associação Moradores.