27/05/2019 16:30
  • Prefeitura do Natal promove Seminário em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Em alusão ao 18 de maio - Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes - a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), promove nesta quinta-feira (30), das 08h às 13h, no auditório doCentro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (CEMURE), o Seminário: “Abuso e Exploração Sexual contra crianças e adolescentes: fortalecendo o debate público para construção de avanços.”

A solenidade de abertura conta com a presença do Prefeito de Natal, Álvaro Dias, da Secretária da SEMTAS, Andréa Dias, e demais autoridades.

O Seminário encerra a programação realizada pela Prefeitura neste mês, nas quatro regiões administrativas de Natal (Norte, Sul, Leste e Oeste), que incluiu também: mobilizações sociais, ações socioeducativas junto aos familiares, crianças e adolescentes assistidos pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), Centros de Assistência Social (CRAS), Oficinas, panfletagens, mobilização e palestras sobre as causas, consequências e como denunciar o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes, através do Disque 100.

Confira a Programação:

08 h - Credenciamento/acolhida.

09h - Solenidade de abertura (Hino Nacional) / Mesa de autoridades:

· Prefeito Municipal dde Natal;

· Secretária Municipal do Trabalho e Assistência Social – SEMTAS.

· Secretária Estadual do Trabalho, Habitação e Assistência Social do RN – SETHAS.

· Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS.

· Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA.

· Coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Infância e da Juventude – CAOPIJ/RN.

· Representante do Fórum Estadual de Combate ao Trabalho da Criança e Proteção ao Trabalhador Adolescente – FOCA/RN

9:30 h - Apresentações Culturais:

· Centro Educacional Dom Bosco;

· ONG Atitude e Cooperação;

· Legião da Boa Vontade – LBV.

10:15 h - Mesa Redonda:

· A Exploração Sexual como uma das piores formas de trabalho infantil. – Ana Paula Felizardo (Coord. ONG Resposta).

· Violência sexual intrafamiliar contra crianças e adolescentes: o trabalho em rede. - Riane Feitosa (Psicóloga, Média Complexidade, SEMTAS).

· Violência Sexual: Estratégias de cuidado na Assistência Social. - Valesca Pinheiro de Souza (Psicóloga, Coordenadora do CREAS Sul, SEMTAS).

· Facilitadora: Silvia Eveliny Souza da Silveira (Assistente Social, Coord. do CREAS Norte/SEMTAS).

11:30 - Debate

12:00 - Brunch