23/04/2019 15:45
  • Agentes mirins ambientais comemoram Dia da Terra com plantio de mudas no Parque da Cidade

O projeto Agente Mirim Ambiental da Guarda Municipal do Natal (Amana/GMN) realizou, na manhã desta segunda-feira (22), uma atividade focada na preservação do meio ambiente em alusão ao Dia da Terra, comemorado nesta data. A medida envolvendo as crianças e adolescentes do Amana resultou no plantio de dezenas de mudas de árvores na área degradada que faz parte da Zona de Proteção Ambiental 01, onde está localizado o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte.

O processo do plantio das mudas nativas foi antecedido de informações sobre meio ambiente e sustentabilidade. Os alunos do Amana compreenderam melhor a importância dos elementos que reforçam a consciência de preservação do meio natural e de combate as práticas danosas ao meio ambiente. Os alunos foram orientados sobre os procedimentos corretos relacionados a convivência harmônica com o meio ambiente e puderam ampliar o conhecimento nos procedimentos de semear as mudas e abrir o solo, fincar a muda e fazer o primeiro ato de irrigação da planta em área definitiva. As mudas utilizadas no plantio foram de várias espécies nativas, entre elas o cajueiro, Peroba, Cumichá e Paineira Lisa.

O guarda municipal e coordenador do Amana, Marconi Lucas, explicou que o Dia da Terra é uma data importante para reconhecer a importância do planeta e de reconhecer como podemos colaborar para preservar e proteger a terra da degradação. “Essa é uma forma de conscientizar as crianças no sentido de forma cidadãos sustentáveis e de devolver à terra o que tiramos dela”, comentou.

O Dia da Terra foi comemorado pela primeira vez nos Estados Unidos, no dia 22 de abril de 1970. No primeiro Dia da Terra, o senador americano Gaylord Nelson organizou um fórum ambiental que chamou a atenção de 20 milhões de participantes. Atualmente, o Dia da Terra é comemorado por mais de 500 milhões de pessoas ao redor do o mundo.

Amana

O Amana é um projeto de segurança preventiva criado pela Prefeitura do Natal em novembro de 2013. É coordenado e operado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) por intermédio da Guarda Municipal do Natal (GMN).