12/04/2019 19:45
  • SEMTAS recepciona 130 estagiários do setor de Cadastro Único neste sábado

Neste sábado (13), a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, por meio do Departamento de Proteção Social Básica (DPSB), em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), promove um evento especial para recepcionar os estagiários que contribuem com a operacionalização do Setor de Cadastro Único da SEMTAS. O evento será realizado, a partir das 8h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), para 130 estagiários, sendo 62 recém-ingressos e 68 de contratos renovados, dos níveis médio (técnico) e superior (Nutrição e Serviço Social).

O evento contará com a presença do prefeito Álvaro Costa Dias, da titular da SEMTAS, Andréa Dias de Viveiros, do diretor-primeiro secretário da FIERN, Heyder de Almeida Dantas (representado o presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo), da secretária adjunta da SEMTAS, Maria José de Medeiros, da diretora do Departamento de Proteção Social Básica (DPSB), Edna Dantas, da chefe do Setor de Cadastro Único da SEMTAS, Milene Maria Souza, e demais autoridades.

“Fizemos questão de realizar este evento para os estagiários, para que eles se sintam acolhidos, motivados e extremamente valorizados. Essa iniciativa é importante para os estagiários, na medida que, contarão com orientações sobre atribuições, o papel do estagiário, realização do acompanhamento, dinâmica de grupo, além de diversas atividades que farão parte do trabalho que eles desempenharão nesta Secretaria, ao longo do tempo”, ressalta a secretária da SEMTAS, Andréa Dias de Viveiros.

Cadastro Único

O Cadastro Único é a porta de entrada para mais de 20 programas sociais, entre eles, o Programa Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de ser um instrumento que identifica as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica de cada uma delas.

O Cadastro Único tem por objetivo retratar a situação socioeconômica da população no município de Natal/RN. Esta ferramenta permite o mapeamento e identificação das famílias de baixa renda, possibilitando conhecer as principais necessidades da população pobre e/ou extremamente pobre subsidiando a formulação e a implantação de políticas públicas. A revisão cadastral é uma das rotinas de controle do Bolsa Família. Ela se repete todos os anos. Por meio desse processo, cada família deve atualizar seus dados a cada dois anos e são chamadas, por meio de carta e do extrato do pagamento, a comparecer aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou à sede do Cadastro Único, em Lagoa Nova e Igapó, que funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 08h às 17h.

Além das duas sedes do Cadastro Único, Natal também possui uma Unidade Móvel de Cadastro Único/Bolsa Família que é totalmente adaptada para o atendimento nas comunidades de Natal. A Unidade Móvel possui gerador próprio que possibilita uma autonomia de nove horas de trabalho sem interrupções. Além disso, está equipado com quatro notebooks, quatro mesas para atendimento individual, micro-ondas, frigobar, roteadores (com e sem fio,) antena wireless, outdoor, gravadores de DVD externo e elevador para pessoas com deficiência.