04/04/2019 14:40
  • SEMTAS inaugura nova sede do CRAS Planalto nesta sexta-feira

A Prefeitura Municipal do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social SEMTAS, realiza nesta sexta-feira (05), às 15h30, a solenidade de inauguração da nova unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Planalto,que passa a funcionar na Rua Mira Mangue, 205, das 08h às 17h..

A solenidade de inauguração contará com a presença do Prefeito Municipal de Natal, Álvaro Costa Dias, da Secretária da SEMTAS, Andréa Dias de Viveiros, e demais autoridades.

A mudança para uma nova sede do CRAS se deve a maior acessibilidade aos usuários e melhor estrutura para atendimento ao público.O local dispõe de profissionais na área da assistência social, psicologia, assistentes administrativos, estagiários, além de toda a equipe de manutenção, e realiza em média de 60 atendimentos diários.

Com muito trabalho, esforço e comprometimento, a política pública de assistência social implementada pela Prefeitura de Natal tem obtido os melhores resultados. É preciso destacar, que a gestão do Prefeito Álvaro Dias, além de promover a expansão dos Serviços de Proteção Social Básica, se mostra atuante e participativa, tendo como foco não só a melhoria da qualidade dos serviços que sãooferecidos pelos CRAS, como também a ampliação destes serviços, priorizando o atendimento, o acompanhamento e encaminhamento das famílias aos programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa família”, ressalta a Secretária da SEMTAS, Andréa Dias de Viveiros.

CRAS

Os CRAS são a porta de entrada dos usuários no Sistema Único de Assistência Social. São ofertados os seguintes serviços: o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Nos CRAS, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Em 2018, Natal foi mais uma vez reconhecida pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) com a maior nota do ID CRAS(Indicador de Desenvolvimento do Centro de Referência da Assistência Social). Os serviços ofertados pelos CRAS administrados pela Semtas, obtiveram nota 5 da avaliação que é feita anualmente pelo MDS, com base no Censo SUAS 2017 (Sistema Único de Assistência Social). Criado para acompanhar o desenvolvimento da rede de unidades de CRAS, o Indicador resulta da combinação de três indicadores: serviços e benefícios, recursos humanos e estrutura física. Para cada dimensão, há quatro graus de desenvolvimento (insuficiente, regular, suficiente ou superior), cujas variáveis indicam o grau de cumprimento das normativas do SUAS para aquela dimensão.

Atualmente, Natal possui 04 unidades de CREAS (Centros de Referência Especializados da Assistência Social) e 12 unidades de CRAS. Em 2018, além do CRAS Vila de Ponta Negra, o CRAS Pajuçara, CRAS Planalto, CRAS Lagoa Azul e CRAS Mãe Luiza também obtiveram nota máxima do Ministério de Desenvolvimento Social. Sendo 4,8 a menor pontuação obtida pelas sete unidades restantes.