Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

22/03/2019 15:35
  • Grupo de HiperDia da Unidade de Vista Verde traz resultados positivos

A Unidade de Saúde de Vista Verde, na zona Norte de Natal, conta com o Grupo HiperDia, que reúne mensalmente os usuários hipertensos e diabéticos da unidade. O objetivo do grupo é realizar reuniões onde os pacientes possam discutir vários assuntos como alimentação saudável, prática de atividade física, o uso correto do remédio, de forma que o hipertenso possa ter um apoio maior e frequente em relação à doença.

 

 

As reuniões são realizadas por equipes, a unidade possui quatro equipes de estratégia Saúde da Família- que possuem médico, enfermeira, técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde - que se revezam. Cada reunião possui um tema específico, que é decidido tanto pelos profissionais quanto pelos pacientes. O último encontro teve como tema “dicas para prevenir a hipertensão”.

 

 

Antes de uma reunião começar, todos os pacientes, que normalmente variam de 20 a 30, verificam a pressão arterial e fazem o teste glicêmico. Depois disso, o médico analisa se há alteração no resultado, caso estiver alterado o paciente é questionado se tomou o medicamento e é feita a medicação de urgência para normalizar.

 

 

A diretora da unidade, Camila Castro, destaca “o grupo é muito útil porque o paciente aprende a se alimentar melhor e de forma saudável, evitando o uso de alimentos com alto teor de sódio. Além disso, ele se conscientiza a usar de forma correta sua medicação para controle da pressão arterial e glicemia. E ainda participa de atividades físicas oferecida pelo nosso grupo de caminhada. Nós conseguimos ver melhora nesses pacientes”.

 




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css