20/03/2019 17:00
  • Secretaria de Saúde discute otimização do serviço de castração animal em Natal

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reuniu-se, nesta quarta-feira (20), para discutir o serviço de esterilização (castração) animal que vem sendo oferecido nos últimos meses no município de Natal.

O encontro, que contou com a participação do deputado estadual Sandro Pimentel e técnicos do Centro de Controle de Zoonoses, buscou encontrar formas que possam otimizar a ação e alcançar um número cada vez maior de animais. Uma das ideias da SMS é contratar prestadores de serviço que possam oferecer uma série atendimentos além da própria castração, como a chipagem (que identifica o animal) e a vermifugação.

Atualmente, A SMS - através do Centro de Controle de Zoonoses – tem realizado as castrações de gatos machos em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRVM). Inclusive, a próxima ação do tipo está marcada para 28 de abril.

Em 2018, um total 122 gatos passaram pelo procedimento. Antes de serem levados para a cirurgia, os animais passam por uma criteriosa triagem para garantir que os bichos estão saudáveis o suficiente para serem atendidos.