19/03/2019 13:00
  • Semana da água em Natal promove ações educativas e convoca profissionais e estudantes para seminário temático

No calendário de eventos do município do Natal, o dia 22 de Março marca uma data voltada para sensibilização e o trabalho de equipes que buscam garantir água em qualidade e quantidade suficiente para o cidadão. A Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município do Natal (ARSBAN), como órgão público voltado ao saneamento básico da cidade, realizará de 19 a 22, sob o tema Água: um direito humano, uma semana dedicada ao diálogo sobre obem mais precioso que temos.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), este dia marca a reflexão mundial pela valorização da água. Para tanto, a ARSBAN, junto as secretarias de Saúde, Educação, Meio Ambiente e Urbanismo, e Guarda Municipal, com apoio da CAERN, realizarão diversas intervenções educativas, sendo na sexta-feira (22) o Seminário Temático, que será o auge da semana educacional. O evento, que será realizado no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RN – CREA-RN, das 8h às 12h30, contará com a presença das doutoras Cláudia Luciana Varnier (Geóloga do Instituto Geológico de SP e Centro de Pesquisa de Águas Subterrâneas da Universidade de São Paulo (CEPAS - USP)) e Maria Regina Gomes Carneiro (Laboratório de Toxicologia Ambiental – Fiocruz).

Nesta terça-feira (19), as intervenções começam na praia da Redinha (Zona Norte) e na quarta-feira (20) será a vez de Ponta Negra (Zona Sul), onde as esquipes da ARSBAN e da Secretaria Municipal de Saúde estarão de prontidão abordando a população para informar sobre serviços oferecido pela prefeitura, especialmente os trabalhadores da orla, visando promover melhoria das condições sanitárias, acesso a resolução de problemas relativos ao saneamento básico, além de promover a qualidade de vida.

A intervenção escolar, que será realizada na quinta-feira (21), visa lançar um concurso para despertar o olhar dos alunos acerca do tema do evento. Buscando atender as quatro regiões administrativas da cidade, 4 escolas foram escolhidas para participarem do concurso, que se divide em duas modalidades: Histórias em Quadrinhos para alunos do 1° ao 3° ano do fundamental; e Poema para alunos do 4° ao 5° ano do fundamental. No mesmo dia, agentes das Secretarias Municipais e da CAERN se dividirão em equipes para realizar atividades lúdicas junto ao corpo escolar.

O concurso terá apoio pedagógico dos técnicos da Agência e de profissionais da Secretaria Municipal de Educação, além da presença de agentes das secretarias parceiras, pretendendo assim realizar capacitações que possibilitem o corpo docente das escolas selecionadas para realizar as tarefas do concurso junto aos alunos. O período de capacitação se estende do dia 21 de março a 21 de maio, a entrega dos produtos das modalidades deverão ser entregues à Secretaria de Educação até o dia 1° de Junho. A premiação dos melhores trabalhos será realizada na Semana do Meio Ambiente, de 3 a 7 de Junho.