18/03/2019 16:45
  • Agentes da Defesa Civil de Natal são capacitados para atender e proteger famílias em situação de risco

Agentes da Defesa Civil Municipal de Natal estão realizando nesta segunda-feira (18), um curso de aperfeiçoamento direcionado a compreender e atender famílias vítimas de acidentes em áreas de risco. A capacitação trabalha a temática: “Sistema de Atenção em Proteção e Defesa Civil: Princípios éticos e técnicos do cuidado com famílias em situação de risco”.

As instruções estão sendo ministradas pelo psicólogo Stênio Stephanio de Oliveira, que aborda informações importantes no tocante ao atendimento as vítimas, balizado em ações comprometidas pela ética profissional, técnicas de cuidado e proteção as famílias atingidas pelos possíveis acidentes, como também a necessidade vital de um sistema completo de atenção composto por instituições que têm responsabilidade no atendimento.

Um dos pontos centrais da capacitação é a necessidade de despertar no agente de Defesa Civil a empatia e a sensibilidade em relação as vítimas. Fortalecendo o processo de escuta, percepção e ação no intuito de minimizar as possíveis crises que podem abranger perdas materiais ou até mesmo de vidas humanas. “Numa situação de crise o agente de defesa civil é, quase sempre, o primeiro servidor público a chegar ao local e esse agente deve ter a capacidade técnica de entender a vítima e inicial o processo de atenção social para minimizar as perdas”, explicou a diretora de Ações Preventivas da Defesa Civil Municipal, Luciana Medeiros.

A capacitação foi aberta com a reprodução de um vídeo mostrando a atuação da Defesa Civil do estado de São Paulo em uma situação de crise envolvendo famílias numa área de risco. O aperfeiçoamento seguiu com palestra e atividades práticas envolvendo os agentes de Defesa Civil num processo de absorção de técnica e de empatia com os atingidos.

O trabalho de capacitação e aperfeiçoamento dos agentes faz parte de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e a UFRN. O curso contou com as presenças da secretária da Semdes, Sheila Freitas, e do secretário adjunto de Defesa Civil de Natal, José Geraldo.