10/01/2019 12:50
  • Prefeitura do Natal realiza ação preventiva na Comunidade do Jacó
Anderson Régis

Prevenir para não remediar. Este foi o intuito da Prefeitura do Natal ao vistoriar na manhã desta quinta-feira (10), imóveis em condições precárias na comunidade do Jacó, localizada na Praia do Meio, zona leste da capital. A ação conjunta contou com a participação das Secretarias Municipais de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (Seharpe) e de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov), além da Defesa Civil e da Urbana. Fez parte ainda da força tarefa a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

O secretário municipal de Habitação, Carlson Gomes, disse que cerca de 50 imóveis apresentam risco de desabamento, com rachaduras nas paredes. Segundo ele, na rua Desembargador Lins Bahia, por exemplo, o asfalto também está rachado.

“A nossa ação é de prevenção. Encontramos muitos imóveis com rachaduras, sem condição nenhuma de abrigar uma família. Estamos fazendo o mapeamento de interdição de imóveis e notificando os moradores. Alguns ainda resistem. Há risco de desabamento de casas no período de chuvas.”, informou o gestor.

Ele observou que, dos 50 imóveis notificados, 25 proprietários já aceitaram a remoção. Conforme Carlson Gomes, tão logo os imóveis sejam demolidos as famílias serão removidas para o condomínio Village de Prata, localizado no bairro Planalto, na zona Oeste: “O nosso trabalho é de casa em casa. Vamos tentar retirar as famílias, demolir os imóveis e fazer a limpeza da área”.

De acordo com a diretora da Defesa Civil, Luciana Medeiros, a maioria das casas já foi interditada, mas há resistência dos moradores. “Fizemos hoje novas interdições e alertamos os proprietários sobre o risco de permanecerem nas casas. Com a derrubada dos imóveis, será construída uma escadaria e um mirante na área”, assinalou.