Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

21/12/2018 14:53
  • Secretários da Agência de Saneamento e Planejamento de Natal participam do centenário da Aeropostale

A história da aviação mundial, em especial dos pilotos franceses, tem uma ligação especial com a cidade do Natal. Os secretários, Rossini de Oliveira, Diretor-Presidente da Agência de Saneamento, e Virgínia Ferreira, Planejamento, estão a convite da Prefeitura de Toulouse, na França, para participar das atividade de comemoração ao centenário da Aeropostale, empresa pioneira no transporte aéreo pelo Atlântico Sul.

 

Palco do primeiro pouso da empresa em solo brasileiro, os secretários da capital potiguar querem fortalecer as relações das duas cidades, para isso foi apresentada à Diretora de Cooperação Internacional, Nicole Miquel-Belaud, os projetos de Reestruturação do Sistema de Abastecimento de Água de Ponta Negra e de Combate ao Assoreamento do Rio Pitimbu.

 

No evento da empresa que deu início a atual Air France, Natal foi qualificada como a cidade mais importante do Brasil para vôos comerciais. Aproveitando a oportunidade, os secretários apresentaram a capital como destino turístico e histórico, estabelecendo assim a confirmação da passagem da exposição centenária da empresa pela cidade. Ao longo de seis meses, a exposição itinerante percorrerá os destinos mais importantes pelas quais a Aeropostale mantinha escala, mostrando um pouco das curiosidades da época, além de fotografias de décadas atrás.

 

Em virtude da companhia área manter um fundo de financiamento para a recuperação  de áreas históricas para cidades parceiras, os secretários apresentaram também o projeto de Revitalização do Bairro da Ribeira, local tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional Brasileiro, além do mesmo conservar o antigo campo de pouso utilizado pelos aviadores franceses na época.

Aeropostale na cidade do Natal

O contato com a capital do Rio Grande do Norte com a aviação francesa teve início em 1927, quando a recém criada Aeropostale iniciou a instalação de um campo de pouso em Parnamirim, onde atualmente está a Base Aérea de Natal (BANT).

 

A empresa operou até o início da Segunda Guerra Mundial, já denominada Air France, ao qual também montou instalações nas margens do Rio Potengi. Natal foi palco de alguns dos principais feitos dessa história, como a primeira travessia aérea comercial sem escalas entre a África e a América. Por aqui passaram pilotos conhecidos como Jean Mermoz, Paul Vachet e Marcel Reine.




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css