Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

19/11/2018 08:45
  • SMS disponibiliza diversas serviços de saúde para Campanha Novembro Azul

Para sensibilizar o público masculino para a prevenção do câncer de próstata e outras doenças, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando a Campanha do Novembro Azul, disponibilizando os diversos serviços de saúde do Município de Natal, com variadas atividades voltadas à saúde do homem, ao longo do mês.

 

 

A SMS está com diversas unidades de saúde dos Distritos Sanitários Norte I, II, Sul, Leste e Oeste, disponibilizando consultas médicas; palestras e rodas de conversa sobre a temática saúde do homem; verificação de pressão arterial; teste de glicemia; testes rápidos de HIV/Sífilis; agendamento de exames laboratoriais, incluindo PSA – exame para diagnosticar alterações na próstata; vacinação; distribuição de preservativos; saúde bucal, entre outras atividades.

 

 

De acordo com a chefe do Setor de Ações Programáticas, Jéssica Sales, a Campanha do Novembro Azul é para alertar a população masculina para a importância do diagnóstico precoce do câncer da próstata e outros agravos. "A intenção é sensibilizar os homens para a consultas médicas periódicas e a realização de exames regulares, o auto-exame, para a prevenção do câncer da próstata e outras doenças. As chances de cura são de aproximadamente 90%, em caso de diagnóstico precoce”.

 

 

Relação das unidades de saúde no Novembro Azul


 

 

DISTRITO NORTE I

 

Dia 23/11 - sexta-feira - Vista Verde

 

Dia 24/11 - sábado - Nordelândia

 

Dia 29/11 - quinta-feira - Redinha

 

Dia 30/11 – sexta-feira - Nova Natal

 

 

DISTRITO NORTE II



 

USF Panatis


 

DIA 23/11


 

Testes rápidos, consultas médicas, vacinas, atividades educativas sobre as Infecções Sexualmentes Transmissíveis (ISTs), distribuições de preservativos, teatro, fórum sobre a prevenção do câncer de próstata.



 

USF Planície das Mangueiras


 

Dia 22.11 - quinta feira

Horário: 08h às 11h

Caminhada e café da manhã solidário

Apresentação cultural


 

Sala 85 - Preenchimento do cartão do idoso


 

Sala 86 - testes rápidos - Sífilis e HIV


 

Sala 87 - atendimento médico, atendimento individual, orientações gerais, solicitação de exames, toque retal.

Sala de Enfermagem - palestra sobre saúde do homem


 

Sala de vacinação - administração e atualização do cartão vacinal do homem, vacinas de Hepatite B, DT, Tríplice Viral, Influenza.

Sala de preparo - aferição de glicemia; aferição de pressão arterial, peso, estatura.



 

DISTRITO SUL


 

UBS Cidade Satélite


 

Dia 26/11

Horário: 13h


 

Diversas Ações referentes ao Novembro Azul – Mês da Conscientização da Saúde do Homem. Além disso, ocorrerão palestras referentes ao Dia Mundial do Diabetes.


 

UBS Ponta Negra

V Novembro Azul na Praia

Dia: 22 e 23/11

Horário: 7h às 13h

Local: calçadão da Praia de Ponta Negra, vizinho ao Quiosque 10

Atividades de verificação de pressão arterial, glicemia capilar, testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e C, além de vacinas e distribuição de material educativo e preservativos, levando sempre em consideração o calendário preventivo do Ministério da Saúde, que todo mês destaca a prevenção de algumas doenças; glicemia capilar e ações educativas com foco na saúde do Homem (prevenção do diabetes, das ISTs, do câncer de próstata e câncer de Pele)


 

UBS Ronaldo Machado

Dia 20 - terça

Horário: 8h às 12h

Trataremos do combate ao câncer de próstata, mas também abordaremos outros temas de suma importância para a população em questão, tendo em vista a necessidade de conscientização do público masculino com cuidados a saúde. Palestra sobre o auto-cuidado masculino, informações e orientações sobre câncer de próstata e pênis, roda de conversa acerca do tabagismo, etilismo e suas complicações. Aferição de pressão arterial, teste de glicose, vacinação, testes rápidos (HIV/Sífilis, hepatite B e C).

 

 

DISTRITO LESTE


 

 

Dia - sempre às quintas-feiras – UBS São João


 

Dias - 9 a 30 /11 – UBS Alecrim/Guarita


 

Dia – 23/11 – sexta-feira - UBS Rocas


 

Dia 30/11 – sexta-feira - UBS Aparecida


 


 

DISTRITO OESTE

UBS Monte Líbano

Dia 19/11 - segunda feira - palestra “Papo de Homem” Roda de conversa sobre câncer de mama e próstata em homem e saúde do homem.
Entrega de preservativos masculinos e femininos.

20/11/ - terça feira - ações diversas na unidade (realização de testes rápidos e busca ativa de homens.) Ação com a equipe odontológico - Saúde bucal).

23/11/2018 - sexta feira - manhã - ação na unidade com realização de cartão SUS, testes rápidos e glicemia capilar. Ação com a equipe odontológico - Saúde bucal.


 

USF KM 06

Dia - 30/11 - Sexta-feira 8h às 14h - Café da Manhã, palestra na sala de espera sobre à prevenção de câncer de próstata. Consulta médica geral e psicologia para os homens.


 

UBS Esperança

28/11- Quarta-feira - culminância com várias atividades. Todas as ações, com participação da comunidade.

 

USF Guarapes

24/11 Sábado - manhã - culminância com várias atividades, Todas as ações, com participação da comunidade.

 

UM Felipe Camarão

 

30/11 Sexta-feira - manhã - trabalhar a prevenção e promoção à saúde, com ações educativas, atendimentos médicos, de enfermagem e odontológicos aos homens.

 

Aferição de PA e Glicemia Capilar; realização de testes rápidos; Cartão SUS; atendimento médico e odontológico; entrega de preservativos; grupo de educação em saúde do DSO; corte de Cabelo.

 




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css