19/10/2018 14:55
  • Alunos da Escola Municipal Iapissara Aguiar visitam IFRN
Divulgação SME

Os alunos dos 9° anos “C” e “D” da Escola Municipal Iapissara Aguiar participaram na tarde da quinta-feira (18), do projeto de extensão “Ciências na prática”, criado desde 2015 pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), que garante oportunidade aos alunos da rede municipal de educação conhecerem áreas profissionalizantes para ingressarem na instituição.

Aproximadamente 44 alunos que inicialmente foram acolhidos no auditório da coordenação de Ciências e em seguida divididos em duas turmas, participaram de aulas práticas nos laboratórios de Biologia e Química. Seis monitores e quatro professores do IFRN orientaram os estudantes da rede municipal nas atividades laboratoriais e aplicaram experimentos para ampliar o conhecimento nos conteúdos de ciências da natureza.

O professor de Ciências da Escola Municipal Iapissara Aguiar, José Damião Leandro, comentou que a experiência foi muito enriquecedora porque os alunos já estudaram alguns desses tópicos teoricamente na escola.  “Em sala de aula não tem um aparato, incluindo materiais para poder fazer certos experimentos que eles estão verificando, do ponto de vista prático. Foi importante para sedimentar o conhecimento, para revisar, relembrar e aprofundar o que o aluno já sabia do assunto básico” disse José Damião.

A assessora pedagógica do Departamento de Ensino Fundamental (DEF/SME) e professora responsável pela formação docente, Kátia Maria Pereira, relata que a experiência tem oportunizado os alunos vivenciarem as práticas laboratoriais na área de Ciências da Natureza. “O estudante vem conhecer as áreas especificas do IFRN e isso tem mobilizado muitos deles a pensarem seus projetos futuros, para inclusive se tornarem alunos da instituição”, explicou Katia Maria.

A assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e professora formadora da área de Ciências, Danielle Freire Lacerda, disse que o projeto faz com que os estudantes sejam esclarecidos sobre o trabalho do IFRN. “Faz com que os alunos se sintam mais familiarizados com a rotina da escola e possam ficar mais motivados para o ingresso nesta instituição de ensino que é referência em educação no Rio Grande do Norte”, disse Danielle Freire.

O aluno Arthur Gomes, do 9º ano “C”, passou pelo laboratório de química e contou sua observação no ambiente de estudo. “Achei incrível o laboratório, pelas reações químicas, produtos, experimentos e cuidados. É uma experiência única está no IFRN, ver uma apresentação especial, que você nunca visitou antes, nunca viu, nunca presenciou”, disse Arthur Gomes.

Já a estudante Alice Gabrielle França da Silva, do 9º ano “D”, passou no laboratório de Biologia e aprendeu um conjunto de experimentos. “Aprendi a observar no microscópio, que foi muito legal, porque eu nunca tinha visto um de perto. E aprendi também a manusear o aparelho e saber muitos detalhes de como funciona um microscópio. Fiz algumas experiências”, disse Grabrielle França.

A professora do IFRN do Campus Central, Adriana Cláudia Câmara da Silva, destacou a importância do projeto de extensão. “É um projeto que tenta abordar as três grandes áreas da ciência, como Física, Química e Biologia. Estamos recebendo a última escola do ano letivo e elaborando um novo planejamento para que o próximo ano retornemos com novas atividades para outras escolas municipais”, disse Adriana Cláudia.