26/09/2018 10:00
  • Rede GigaNatal avança na melhoria de infraestrutura tecnológica da Prefeitura

Desde que aderiu à Rede GigaNatal, desenvolvida por profissionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e que utiliza como condutor a fibra ótica, a Prefeitura do Natal vem ampliando a capacidade dos seus sistemas de tecnologia de informação e melhorando o acesso às informações da gestão com mais agilidade e com menor custo.

“Hoje, a Prefeitura tem 15 unidades interligadas à Rede GigaNatal com melhora significativa em sua infraestrutura, devido a qualidade da tecnologia utilizada, impactando na redução dos custos que tem representado uma economia de quase R$ 30 mil por mês no serviço de conectividade para as unidades administrativas. ”, ressalta a secretária Adjunta de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLA), Carolina Barbosa.

Segundo a secretária, a Rede Metropolitana da Prefeitura do Natal, denominada Rede MetroNatal, gerenciado pela SEMPLA, tem o objetivo de interligar as suas unidades administrativas, distribuindo conectividade com alta tecnologia. Isso, a partir de pontos centrais que já se encontram interligados à infraestrutura da Rede GigaNatal administrada pelo Pop-RN/UFRN.

O PoP-RN, como é conhecido o Ponto de Presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, é um provedor de conectividade à Internet e serviços, voltado ao atendimento de instituições acadêmicas de ensino superior e de pesquisa, localizadas no Estado do Rio Grande do Norte. O Pop-RN/UFRN administra a Rede GigaMetropole que fornece links de alta velocidade para mais de 130 escolas e, em breve, para as unidades de saúde da Prefeitura.

A Prefeitura do Natal aderiu à Rede GigaNatal no final de 2014”Demos um passo muito importante, quando firmamos contrato com a UFRN para se interligar à GigaNatal”, reconhece Carolina Barbosa. Ela ressalta que o cidadão vai colher melhor frutos quando se integrar todas as políticas nas áreas de transporte, saúde, segurança e educação na Região Metropolitana de Natal.