18/09/2018 17:00
  • Prefeito Álvaro Dias é recebido pelo Comandante do 3º Distrito Naval

No início da tarde desta terça-feira (18), o prefeito Álvaro Dias visitou a nova sede do Comando do 3º Distrito Naval, onde foi recebido pelo Vice-Almirante Joése de Andrade Leandro, em seu gabinete. Na ocasião, o Comandante disse que o trabalho de construção da sede foi de, no mínimo, 14 anos, tendo sua conclusão ocorrida em maio de 2015. A atual sede do Comando do 3º Distrito Naval fica localizada no bairro de Santos Reis, na zona Leste de Natal. “Dos distritos navais, a nossa sede é a mais nova e a mais inteligente do ponto de vista ambiental”, informou o Vice-Almirante da Marinha do Brasil.

Ele ressaltou que a jurisdição do Comando do 3º Distrito Naval compreende os Estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, além do Rio Grande do Norte, onde está a sede do Comando.

Por sua vez, o prefeito Álvaro Dias fez um breve relato da história das navegações no rio Potengi, ressaltando os piratas e corsários que passaram pela costa potiguar e saquearam as nossas riquezas, principalmente o pau-brasil.

“Houve o caso do conhecido corsário francês Jacques Riffault, que extraiu e negociou madeiras, como o pau-brasil, que existia em abundância na margem esquerda do rio Potengi e, principalmente, pelo lado direito onde havia a chamada Mata Atlântica. Por conta do sobrenome do corsário, o antigo ancoradouro do Potengi passou a se chamar Rifoles, onde atracavam as naus do capitão Riffault. Do Potengi, ele partiu para colonizar o Maranhão”, historiou o chefe do executivo municipal.

Participaram, ainda, do encontro, o secretário de Governo da Prefeitura, Kléber Fernandes, e de Comunicação Social, Heverton Freitas, além de oficiais da Marinha do Brasil. Após o breve encontro, foi servido um almoço nas dependências do Comando do 3º Distrito Naval.