18/09/2018 14:30
  • Ações da Semana Nacional do Trânsito prosseguem na cidade

Com o objetivo de reduzir o número de vítimas no trânsito e um tráfego mais seguro em Natal (RN), a Prefeitura do Natal – por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana – prossegue até o próximo dia 25 de setembro com a Semana Nacional do Trânsito na cidade.

Este ano o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu como tema a ser trabalhado pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito e pela comunidade “Nós somos o trânsito”, tema que acompanha a evolução das ações de campanha de educação de trânsito do Denatran de anos anteriores, e acompanha as ações da “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020”. O objetivo é envolver diretamente a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade.

As ações começaram ainda na sexta-feira (14), quando foi realizada a abertura oficial da SNT dentro da programação do III Encontro de Agentes de Trânsito do RN; no fim semana as ações contemplaram atividades lúdicas e recreativas para os visitantes do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte e na segunda-feira (17) foi realizada palestra sobre trânsito seguro na Escola Marie Jost.

Nesta terça-feira (18), foi realizada a ação educativa Travessia Segura na Faixa de Pedestre do Shopping de Artesanato na Praia dos Artistas – entre 8h e 11h; na quarta (19), pela manhã, ocorre ação educativa no restaurante da UFRN; na quinta-feira (19) tem projeto Pelotão da Cidadania na Escola Municipal Emília Ramos, às 14h além de apresentação teatral no Expansivo Colégio e Curso no Planalto.

A programação prossegue na sexta-feira (21) com o Dia Nacional de Luta das Pessoas com deficiência e Blitz da Lei Seca com ações nos cruzamentos da Salgado Filho com Bernardo Vieira pela manhã e tarde; no sábado (22) será realizada ação educativa alusiva ao Dia Mundial na Cidade Sem Meu Carro com a realização do tradicional CicloNatal com concentração no IFRN da Av. Salgado Filho, a partir das 15h em parceria com ACIRN e no domingo (23) Dia Mundial da Carona Solidária.

As atividades serão retomadas na segunda-feira (24) com blitz educativa na Av. Paulista, a partir da 7h; Depois segue atividade educativa no Colégio Sistema (Pitimbu), às 10h e no período da tarde, às 14, apresentação lúdica na Escola Municipal Professor Otto de Brito Guerra (Cidade Satélite); a programação será finalizada com a celebração do Dia Nacional do Trânsito na terça-feira (25) com ações do Programa Vida no Trânsito nas Pontes de Igapó e Newton Navarro em parceria com o CPRE; Logo após, entre 9h30 e 13h, tem atividade educativa na Escola Municipal Ascendino de Almeida Jr. (Pitimbu).