17/08/2018 19:30
  • SMS discute plano estratégico para o “Projeto Sífilis Não” em Natal

Nesta sexta-feira (17), servidores de diferentes setores e departamentos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reuniram-se para a discussão e elaboração de um plano estratégico de enfrentamento à sífilis no município de Natal. Essa reunião foi o primeiro passo local para a implementação do novo projeto do Ministério da Saúde: “Sífilis Não!”.

A primeira e principal medida a ser tomada será a disponibilização do tratamento de Sífilis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Atualmente, o tratamento é realizado apenas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e nas maternidades. Foi observado que isso causa um entrave no fluxo desse tratamento, uma vez que o diagnóstico da Sífilis é feito, majoritariamente, através de Testes Rápidos realizados nas UBS. O usuário precisa então se deslocar da UBS onde foi diagnosticado para a UPA. Muitos deles acabam não dando continuidade ao tratamento.

No que concerne essa questão, a SMS tem como objetivo disponibilizar o tratamento da Sífilis em no mínimo 7 Unidades Básicas de Saúde ainda em 2018, contemplando todos os Distritos Sanitários. Assim, o usuário realizaria o Teste Rápido e acessaria o tratamento no mesmo local. O teste rápido faz parte de uma das frentes de combate à Sífilis, que é a do diagnóstico. Além dele, existe a prevenção e o tratamento. O teste rápido pode ser realizado em qualquer UBS através de demanda espontânea. Ele é especialmente recomendado para gestantes e seus parceiros. Ele também é disponibilizado nas maternidades, UPAS, no Hospital Municipal de Natal, nas Policlínicas e no Serviço de Atenção Especializada.

Em 2016, o Ministério da Saúde considerou o Brasil em estado de epidemia de Sífilis. Os casos crescerem de 3.822 em 2010 para 87.593 em 2016. O crescimento foi de 2.000%. O projeto Sífilis Não, do Ministério da Saúde, contempla analisar as melhores medidas em ações no que concerne gestão e governança, cuidado integral ao usuário, educomunicação e vigilância em saúde. A Sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível, que apresenta sérios riscos especialmente à mulheres grávidas, por poder ser passada para o feto, podendo nesses casos causar uma má-formação, aborto ou até mesmo morte.