Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

17/08/2018 17:09
  • Natal participará do Dia Mundial da Limpeza

Natal participará da ação denominada Dia Mundial da Limpeza com coleta de lixo em toda a orla do Município. A ação, que acontecerá no dia 15 de setembro, consiste em limpar um local com grande participação voluntária, visando a conscientização sobre o meio ambiente e sobre a gestão compartilhada do lixo, envolvendo o Município, empresas e a população. A Prefeitura do Natal apoia esta campanha com a integração da Urbana, da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) e Secretaria Municipal de Comunicação, entre outras. 

 

Além das praias da orla natalense - Redinha, Praia do Forte, Praia do Meio, Praia dos Artistas, Areia Preta, Via Costeira e Ponta Negra - também haverá grupos atuando em outras partes da cidade, que se organizam de forma voluntária. Em Natal serão 10 pontos de concentração para a coleta dos resíduos na orla, contando com cerca de mil voluntários ligados a Organizações Não Governamentais, Associações e grupos de estudantes e profissionais organizados. 

 

O Dia Mundial da Limpeza ou World Cleanup Day (denominação original) é uma ideia que teve início em 2008 na Estônia para limpar coletivamente o país. Já nessa primeira ação, segundo integrantes das ONGs, 50 mil pessoas se organizaram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas. Inicialmente, teve o nome de “Let's Do It!” (Vamos fazer isso), que descreve a essência do movimento. 
 

O sucesso da limpeza da Estônia se espalhou pelo mundo e agora são mais de 150 países que organizam limpezas baseadas na mesma ideia e vem sendo considerado o movimento deste gênero que mais cresceu no mundo. Este ano, em 15 de setembro, todos os países que se engajaram voluntariamente estarão focados na  diminuição do lixo, além de chamar a atenção para o lixo mal administrado (descarte em locais indevidos, como terrenos baldios e praias, por exemplo). A chamada "onda verde" de limpezas começará na Nova Zelândia e terminará no Havaí 36 horas depois, com milhões de pessoas trabalhando em um único objetivo: um mundo mais limpo.
 

Resultados 

Após o início das ações na Estônia, o problema do lixo jogado ilegalmente em terrenos baldios foi reduzido em 75%. Na Eslovênia, a atitude em relação ao manuseio do lixo mudou radicalmente em todo o país e sua capital, Ljubljana, está agora a caminho de se tornar a primeira capital de Desperdício Zero do mundo. 

No Brasil algumas cidades já participam desta ação em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza. Para este ano o movimento Let´s do it no Brasil está mobilizando o maior número de cidades. A meta é que 5% da população mundial participe, portanto, no Brasil, seremos entre 10 a 12 milhões de voluntários.

O movimento tem como principais atores os voluntários e suas cidades. O objetivo é mostrar que a gestão do lixo é um trabalho compartilhado. Município, empresas e população precisam estar juntos para proteger o mundo para essa e as futuras gerações.


Para conhecer mais sobre o projeto visite os sites www.letsdoitworld.org  e www.worldclenupday.org.




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css