Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

31/07/2018 17:00
  • Professor de Educação Física incentiva hábitos saudáveis na alimentação

A praça Aluízio Alves, localizada no bairro de Cidade da Esperança, Zona Oeste da cidade, realiza um projeto baseado no programa “5-a-day”, da Organização Mundial da Saúde, com os alunos do professor de educação física da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, João Maria.

 

 

Ele implantou nesta comunidade o programa “Cinco ao dia” que tem como objetivo incentivar a população a consumir pelo menos cinco frutas ou hortaliças por dia. O professor sentiu a necessidade de ajudar seus alunos que reclamavam de dificuldades ao tentar iniciar uma vida mais saudável.

 

 

Este programa conhecido mundialmente como “5-a-day” faz parte de uma campanha idealizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) que ressalta a importância de se consumir no mínimo 400g de frutas ou verduras por dia, variando as cores dos alimentos, pois cada grupo de cor tem seus benefícios específicos. Entre os países que já aderiram à campanha, estão os Estados Unidos, Reino Unido, França e Alemanha, e no Brasil ela é divulgada pelo Instituto Brasileiro de Orientação Alimentar ou “IMBRA”, uma organização sem fins lucrativos.

 

 

Desde sua implantação no bairro de Cidade da Esperança quatro edições do programa já foram realizadas. Nessas reuniões os alunos do professor João Maria - e quem mais desejar participar - trazem opções saudáveis de pratos com frutas e hortaliças e compartilham não só o alimento, mas experiências, dicas e informações sobre como viver de forma mais saudável. O programa procura combater a obesidade, diminuir o colesterol ruim, diminuir o consumo de sódio e os alimentos industrializados, diversificar a ingestão de nutrientes e vitaminas, além de incentivar mudanças de hábitos alimentares.

 

 

Ao implantar o programa na comunidade onde trabalha, o professor promoveu a socialização das pessoas e o seu acolhimento no espaço público, utilizando a praça não apenas como ambiente de lazer ou prática de esportes, mas como um local onde a população pode se sentir à vontade para ter momentos de confraternização, ter informação sobre saúde e alimentação saudável e, dessa forma, podendo passar seus conhecimentos adiante.

 




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css