14/07/2018 09:37
  • CMeis de Natal recebem novos kits de brinquedos pedagógicos
João Maria Alves

O prefeito Álvaro Dias entregou na tarde sexta-feira (13) brinquedos pedagógicos para  os Centros Municipais de Educação Infantil da rede municipal de Educação. A entrega simbólica, realizada ao lado da secretária Municipal de Educação, professora Justina Iva, e do secretário Municipal de Governo, Kléber Fernandes, foi no CMei Padre Sabino Gentilli, no conjunto Parque das Dunas, no bairro Pajuçara, Zona Norte de Natal.

Os brinquedos vão repor o acervo dos CMeis, sendo considerados imprescindíveis para o desenvolvimento pedagógico das crianças. A aquisição dos mais de 20 tipos de  brinquedos foi feita com recursos do programa Brasil Carinhoso, do Governo Federal, com investimento de R$ 659.170,76. O programa consiste em transferência de recursos para as unidades educacionais investirem na Educação Infantil. Em Natal, cada Cmei recebeu um kit com 190 unidades.

Álvaro Dias destacou a importância desses brinquedos paras as creches municipais, sendo uma demonstração da preocupação do Município para que as crianças possam ter um melhor aprendizado para o futuro. “Queria dizer que este projeto que está implantado e promovendo a entrega dos brinquedos pelo município, o Projeto Brasil Carinhoso, financiado com recursos federais, é um projeto que deve ser cultivado e ampliado para proporcionar às crianças, principalmente as mais carentes, instrumentos para que possam fazer da tarefa de aprender, do estudo, com atividades alegres e convidativas”, afirmou.

A importância do aprendizado lúdico foi destacado pela secretária Justina Iva, que afirmou que desde  2013 o Município tem a preocupação de fornecer esses instrumentos para que façam parte da educação das crianças da Educação Infantil. “Brincar é saudável, sobretudo na fase da educação infantil”, afirmou, acrescentando que na rede municipal há o princípio de cuidar educando e brincar cuidando. Com este lema, Justina  Iva acrescentou ainda que o trabalho desenvolvido na Educação Infantil nos CMeis de Natal é referência nacional.

A diretora do CMei Padre Sabino Gentilli, Ildenira Cunha, elogiou a escolha do material distribuído, não apenas pela qualidade do material, mas também pelo conteúdo que proporcionará às professoras diferentes metodologias. “Não tem como  falar na Educação Infantil e não falar no brincar. Brinquedo é a base da metodologia da Educação Infantil”,afirmou a diretora.

Itens

Foram adquiridos brinquedos variados, dentre eles, teatro de fantoches, quebra-cabeça evolutivo, jogo de memória, conjunto com 20 instrumentos musicais, bingo do alfabeto, blocos lógicos, alfabeto móvel, conjunto de dominó de alfabetização, encaixes, conjunto de jogos, bonecas, bonecos, centopeia, bolas, conjunto de avião, sacolão criativo, bichos de tecido e conjunto caixa brinquedoteca. A seleção dos brinquedos foi realizada pela equipe de profissionais do Departamento de Educação Infantil, observando principalmente questões pedagógicas aplicadas nos Centros de Educação Infantil de Natal.

“Ressaltamos a importância das relações das crianças com os brinquedos e os jogos educativos para o desenvolvimento das linguagens e formas de expressão, além da construção de habilidades, conhecimentos e valores sobre o mundo”, afirmou a diretora do Departamento de Educação Infantil da SME, professora Cristina Diniz Barreto de Paiva.