21/06/2018 15:30
  • Dia Internacional do Yoga será comemorado com evento gratuito no Parque da Cidade

O Dia Internacional do Yoga será comemorado com palestra e meditação no próximo domingo (24), no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. Serão dois turnos de três horas, das 8h às 11h e das 14h às 17h, no auditório, com as instrutoras Kliger e Kelly Rocha que estarão orientando sobre essa prática ancestral nascida na Índia que visa a ampliação da consciência e espiritualidade. O evento será aberto ao público e o Parque da Cidade dispõe de estacionamento próprio e gratuito para os visitantes.

A data é celebrada mundialmente no dia 21 de junho e foi oficializada pela ONU em sua 69ª assembleia geral, realizada no dia 11 de dezembro de 2014 e recebeu a mais alta taxa de aprovação até então recebida numa assembleia da ONU. A adoção da data visa a conscientizar sobre os benefícios do Yoga para um melhor estilo de vida individual e para desenvolver a saúde global.

A atividade será promovida pelo Espaço Prosperidade que vai comemorar o Dia Internacional do Yoga com palestras e práticas públicas. “Entendemos que se queremos uma sociedade melhor devemos dar nosso exemplo e contribuição em todas as oportunidades possíveis. A reclamação nada resolve e tudo dificulta”, comenta Kliger Rocha, uma das instrutoras. O evento consiste em palestras que atualizam os incipientes em Yoga sobre as pesquisas científicas, o uso da meditação de atenção plena, da meditação dinâmica e principalmente da Yogaterapia para prevenir e reabilitar a saúde mental. “Também trataremos do cuidado consigo e com os outros. Ofereceremos práticas de meditação dinâmica e técnicas respiratórias para aumentar a tolerância ao estresse”, complementa.

Para Kliger, o ser humano tem enorme fragilidade no seu equilíbrio emocional, principalmente porque administrar as necessidades emocionais e afetivas já o torna vulnerável. O Yoga é mais do que uma filosofia de vida para manter o equilíbrio emocional do ser humano, é uma metodologia para desapegar do sofrimento e enxergar o que vital para uma boa saúde mental. “Não importa o tempo se você não sabe viver o seu tempo com qualidade e viver o tempo presente como um presente”, destaca.

Segundo Kliger Rocha, o Yoga, através do autoconhecimento e do estar aproveitando o tempo presente como um presente, proporciona nosso equilíbrio emocional. A partir daí tudo vai melhorando em função da experiência do Yoga nos seus gestos e atitudes e na sua prática de posturas psicofísicas. A prática de Yoga e o estudo desta sabedoria milenar nos faz buscar o natural, o saudável, o essencial e o sagrado. Respeitar-se, aceitar-se e valorizar-se são conjugações quando praticamos Yoga. Pesquisas apontam vários benefícios na neurofisiologia humana promovendo até neuroplasticidade nos praticantes de Yoga. “Precisávamos aproveitar o tempo e a plasticidade cerebral. Hoje em dia sabemos que o importante é conquistar autonomia para administrar a nossa saúde. O Yoga favorece a capacidade reflexiva do praticante. A capacidade reflexiva se refere a pensar sobre como administramos o nosso auto-cuidado”, conclui.