21/06/2018 15:30
  • Plano Municipal de Contingência é trabalhado pela Semdes e a UFRN

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e a UFRN iniciaram novas reuniões para dar sequência a parceria que busca o fortalecimento técnico da Defesa Civil Municipal no tocante a ações de prevenção e combate a desastres. A ação conjunta trabalha a composição de um Plano de Contingência de Desastres específico para a cidade de Natal. A elaboração do estudo se encontra a cargo da equipe do Grupo de Pesquisa e Extensão em Ergonomia da UFRN (Grepe), coordenado pelo professor doutor Ricardo José Matos de Carvalho.

Na reunião realizada nessa quarta-feira (20), foi traçado um histórico de todas as ações desenvolvidas pela equipe de técnicos que desde o ano passado vem trabalhando na produção do Plano Municipal de Contingência (Plamcon). A apresentação conduzida pela pesquisadora da UFRN, Nadja Dantas, focou também os dois workshops que foram realizados abordando a temática. Entre as decisões discutidas no encontro ficaram certa a retomada das visitas aos locais de risco e o preenchimento detalhado dos formulários que vão servir de base para elaboração do Plamcon.

O Plano de Contingência define os tipos de emergências com informações detalhadas sobre as características de cada área e os procedimentos padrões que devem ser acionados de maneira sequencial, no intuito de resolver ou minimizar situações de crise. Já o Sistema de Indicadores de Resiliência vai servir como termômetro para diagnosticar a eficiência do das ações empregadas com foco no aperfeiçoamento sistemático.

No documento deve conter os aspectos relativos a prevenção, situação de crise e procedimentos necessários antes e após desastres com foco no restabelecimento da normalidade social. Um ponto de destaque é a necessidade do cadastro das famílias residentes em áreas de risco, medida essa que deve ser realizada por meio de um trabalho conjunto dos mais variados órgãos públicos no intuito de proteger a sociedade em casos de sinistro.

Para que o plano de contingência venha a fucionar é necessário a elaboração de ações integradas dos diversos órgãos que compõem a Defesa Civil Municipal, como as secretarias de Educação, Meio Ambiente e Urbanismo, Obras Públicas e Infraestrutura, Trabalho e Assistência Social, Serviços Urbanos, Habitação, Mobilidade Urbana, Saúde, Guarda Municipal e Urbana, além de órgãos estaduais e federais

A reunião contou com as participações do secretário Adjunto de Defesa Civil de Natal, José Geraldo, a chefe de Operações da Defesa Civil Municipal, Vanessa Duarte, o coordenado do Gapre/UFRN, Ricardo José de Carvalho, o professor da UFRN, Pitágoras Bindé, e a responsável técnica pelo Programa Vigidesastres da Secretaria Municipal de Saúde, Denise Oliveira.