20/06/2018 14:45
  • Secretaria Municipal de Saúde destaca importância de controle do cartão SUS

A Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta terça-feira (19), uma reunião entre os servidores do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas - DRAC e os operadores do Cartão SUS, responsáveis pela emissão do mesmo em suas respectivas unidades de saúde.

A reunião se deu para que ocorresse a orientação dos operadores, procurando sensibilizá-los enquanto a responsabilidade da tarefa. Atualmente, Natal tem quase 1,5 milhão de Cartões SUS, para uma população de menos de 900 mil habitantes (885.180 mil segundo o IBGE de 2017).

Esta discrepância se dá tanto pela duplicidade e triplicidade de cartões para moradores do próprio município, quanto também pela emissão de cartões para pessoas de outras cidades, que vem à Natal para se tratar e alegam morar na município. Esta situação está se tornando cada vez mais um problema, gerando um imenso déficit nas contas do município. Por isso, o DRAC destaca cada vez mais a necessidade da apresentação de um documento que comprove residência na cidade do Natal, para poder emitir o cartão.

Antes, a emissão e impressão do cartão era realizada apenas na própria Secretaria Municipal de Saúde, agora ela será descentralizada, sendo feita nas próprias unidades de saúde, que ficarão responsáveis pela regulação dos usuários da área onde se encontra.