Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

20/06/2018 10:15
  • Eleitos na noite de ontem os novos membros para o Comitê Gestor do Projeto Orla Natal para o biênio 2018-2020
Ana Lúcia Araújo

Os nove membros titulares que representarão a sociedade civil no Comitê Gestor do Projeto Orla Natal para a gestão 2018-2020 foram eleitos no início da noite de terça-feira (19), em audiência pública realizada no mini auditório do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Central. O evento realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) foi aberto ao público, que pode participar da eleição escolhendo entre os 24 candidatos inscritos.

Coordenado pela Semurb, o Projeto Orla criou seu Comitê Gestor em 2011 e tem na sua composição 18 membros, entre representantes governamentais e da sociedade civil, sendo permitido até dois suplentes para cada cadeira. Por ser um fórum com formação paritária são destinadas nove vagas para cada seguimento: governo e sociedade. As vagas da sociedade foram distribuídas por representação por praia, ou seja, as cadeiras se referem à Redinha, Rio Potengi, Forte, do Meio, Artistas, Areia Preta, Miami, Via Costeira e Ponta Negra.

Já os membros das entidades do Governo formada pela Semurb, Setur, Semov, Semsur, Urbana, Ibama, IDEMA, Secretaria de Patrimônio da União (SPU), CAERN, IGARN, CODERN, Semarh e representantes de Instituições Públicas de Ensino Superior (IFRN e UFRN) serão eleitos em reunião posterior com data a ser definida pelo Comitê.

A audiência foi aberta pelo titular da Semurb, Daniel Nicolau, que agradeceu a presença de todos e destacou a importância do trabalho do Comitê na tomada de decisões para o ordenamento, uso e ocupação da orla marítima e fluvial da cidade.

Antes de partir para a eleição foi feita uma breve apresentação sobre os objetivos gerais do Comitê Gestor. Entre eles, estimular atividades socioeconômicas compatíveis com o desenvolvimento sustentável da orla. E em seguida a leitura e aprovação do Regimento interno da audiência.

Após a apresentação e defesas de candidaturas foi aberta a votação, e, no início da noite foi feita a leitura dos novos membros do Comitê. A Colônia de Pesca Z-4 será o representante do Rio Potengi, a Assussa a Praia do Forte, a Associação de Artesão e Vendedores de Artesanatos a praia dos Artistas, a Fecomércio a praia de Areia Preta, o CREA-RN será o representante da praia de Miami, a Via Costeira a Ong Oceânica e a ATIPON foi eleita como represente de Ponta Negra. Apenas as praias da Redinha e do Meio não tiveram candidatos. Já os suplentes terão que ser indicados pelos titulares ao CGO.

Para a coordenadora do Projeto, a engenheira Civil da Semurb, Alvânia Castro, a participação das entidades não-governamentais é fundamental, uma vez que, representam a diversidade civil. “O projeto é um programa de ação dos ministérios de Meio Ambiente e Planejamento, do Governo Federal, uma vez que, a maneira mais eficiente de cuidar da Orla brasileira é por meio do compartilhamento de haveres e fazeres com os três níveis de governo e a sociedade civil”, afirma.

 




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css