14/06/2018 10:00
  • SMS e ONG discutem os impactos das arboviroses no Jardim Progresso

Nessa terça-feira (13), a Secretaria Municipal de Saúde recebeu, em seu auditório central, representantes da ONG Kilombo a fim de discutir os resultados da pesquisa sobre os impactos das arboviroses no conjunto Jardim Progresso, localizado na zona norte de Natal.

A mesa de debate contou com a presença da secretária-adjunta de Atenção Integral à Saúde (SAD/AIS), Genilce Almeida, diretores do Distrito Sanitário Norte II e da UBS Jardim Progresso, além de representantes do Departamento de Atenção Básica (DAB) da SMS e do setor de Vigilância Epidemiológica do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), onde foram apresentadas as demandas da pesquisa e os seus resultados, levando em consideração as reivindicações estruturais em prol da comunidade de Jardim Progresso.

A pesquisa, intitulada “Escuta Qualificada: direitos das mulheres em resposta a tríplice epidemia – zika, dengue e chikungunya”, se baseou na aplicação de um questionário com perguntas fechadas e abertas onde 20 mulheres, em idade reprodutiva (26 a 34 anos), foram ouvidas, possibilitando a realização de uma análise situacional acerca dos impactos das arboviroses na saúde destas mulheres, como também traz a tona uma reflexão sobre a saúde dentro de uma perspectiva de prevenção e cuidado.

“A proposta da pesquisa é buscar entender a real situação de vulnerabilidade em que vivem mulheres em idade reprodutiva e que tenham tido ao menos uma das arboviroses. Com isso pretende-se contribuir para que as participantes ampliem seus conhecimentos sobre a epidemia, sobre seus direitos, tais como à autonomia econômica, social, reprodutiva, à saúde física, mental e emocional, e assim oferecer subsídios para fortalecer a sua participação na tomada de decisões”, destaca Giselma Omilê, coordenadora da ONG Kilombo