25/05/2018 15:40
  • Grupo de Flautas dos agentes mirins ambientais abre audiência pública na Câmara Municipal
Divulgação Semdes

O Grupo de Flautas do projeto Agente Mirim Ambiental de Natal (Amana), coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social e operado pela Guarda Municipal do Natal, participou na tarde dessa quinta-feira (24), da abertura de uma audiência pública realizada na Câmara Municipal do Natal, que teve como tema “A Semana do Bebê: Cuidado, Desenvolvimento e Valorização da Primeira Infância”. A audiência foi promovida pela Frente Parlamentar Municipal em Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes.

Os alunos do Amana apresentaram canções com temas populares e de conhecimento geral do público, a exemplo de “Asa Branca”, “Love me Tender”, “Haleluia”, “Romeu e Julieta”, além da execução da Nona Sinfonia de Beethoven. A apresentação musical contou com a participação de 16 agentes mirins que participam regularmente das instruções de música oferecidas pelo projeto operado por guardas municipais.

O guarda municipal e coordenador do projeto Amana, Marconi Lucas, ressaltou a importância da participação das crianças na audiência como mais uma maneira de reforçar a cidadania e o conhecimento dos alunos. “O tema trouxe esclarecimentos sobre os cuidados que devemos ter na primeira infância de nossas crianças e a participação musical dos agentes mirins foi elogiada pelo público”, contou.

As instruções do Grupo de Flautas do Amana são realizadas de maneira lúdica fazendo com que os alunos tenham os contatos iniciais com o instrumento e em seguida sendo apresentadas suas partes e funções. Outro ponto é que as aulas unem teoria e prática de maneira constante, fazendo com que a notas musicais e ritmos explicados no quadro sejam vistos e sentidos na prática com a utilização do instrumento musical.

Além de despertar o interesse dos alunos pela boa música, o plano da Semdes é que seja reforçada a orquestra de flautas do projeto, onde cada criança atendida pelo Amana seja protagonista da ação. Com isso, será possível integrar ainda mais o grupo com apresentações em eventos sociais, em escolas e em outras situações onde a educação, a conscientização e a cidadania sejam os temas de relevância.