30/05/2018 13:30
  • Semana do Meio Ambiente vai homenagear Dom Nivaldo Monte, patrono do Parque da Cidade

A edição anual da Semana de Meio Ambiente de Natal, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) trará a público o tema “Meio ambiente e cidadania: Direito de ter, dever de cuidar!”. O evento que começa no próximo sábado (02) e vai até o dia 10 de junho, homenageará o centenário do ex-Arcebispo de Natal Dom Nivaldo Monte, patrono do Parque da Cidade e defensor do meio ambiente. Diversas ações, tais como: palestras, minicursos, sessões de cinema, exposições e plantios estão previstas para acontecer no decorrer da semana. Todas as atividades serão abertas ao público e gratuitas.

Para o sábado, dia 2 de junho, primeiro dia de atividades haverá o lançamento do projeto Ciclo Parque, que será realizado entre a avenida Café Filho e Praia do Meio, limpeza de restingas e aulas gratuitas de hidroginástica, na Praia do Meio. No domingo (3), teremos plantio na região do mangue do rio Potengi e o projeto Ciclo Parque, nas praias do Meio e Forte e na segunda-feira (4) haverá apresentação do teatro de mamulengo que acontecerá no condomínio Village del Prata.

No dia mundial do Meio Ambiente, comemorado dia 5 de junho, está previsto uma solenidade festiva, no auditório do Parque da Cidade, a partir das 9 horas. O evento será aberto com uma apresentação do Grupo Café Quarteto, da Escola de Música da UFRN e segue com o lançamento de projeto caminhando no tempo: A TRILHA DA VIDA, inauguração do relógio solar e abertura da exposição que vai contar o Centenário Dom Nivaldo Monte, patrono do Parque da Cidade. Todas as atividades acontecem na área do Parque. À tarde será realizada uma palestra sobre Estrutura Ecológica Municipal: Mapeamento das Áreas Ambientais de Natal, no auditório do Parque.

A programação segue na quarta-feira (6) com atividades no horto, contação de histórias e palestras que deveram ocorrer tanto no Auditório do Parque da Cidade como na UnP da avenida Nascimento de Castro. Já na quinta-feira (7) a programação iniciará com o projeto “Cinema no Parque” e, logo após, com o projeto “O Escritor Vem ao Parque” com Diógenes da Cunha Lima, e, para finalizar o dia, ocorrerá palestra sobre Zoneamento Ambiental e Econômico.

Na sexta-feira (8) pela manhã as atividades começam com uma aula/trilha do projeto caminhando no tempo: A TRILHA DA VIDA. À tarde prossegue com minicursos sobre técnicas  de coleta e herborização e contações de histórias. No sábado (9), penúltimo dia das comemorações da Semana de Meio Ambiente, haverá aula prática do minicurso sobre técnicas de coleta, herborização e inventário florístico, que levará os participantes a colocarem a mão na massa com atividades de campo. Todas as atividades serão realizadas no Parque da Cidade.

O encerramento da Semana de Meio Ambiente 2018, que ocorrerá no domingo (10) com a Ciranda Materna, que, durante todo o dia colocará a disposição do público palestras, contação de histórias, feira de artesanato e gastronomia e diversas atividades infantis. Às 17 horas,  haverá uma apresentação do Coral Santa Cecília, que encerrando oficialmente a Semana.

CLIQUE AQUI  E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO!