Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

25/05/2018 11:05
  • Poema de professora da Rede Municipal é publicado em livro de poesia
Adrovando Claro

A pedagoga Patrícia de Almeida Dantas foi classificada em 5º lugar no concurso “Sinfonia de Outono” com a poesia “Na Varanda”. O poema foi publicado no livro “Antologia de poesias, contos e crônicas – Sinfonia de Outono, Volume 7” da editora Casa da Poesia.

 

A professora Patrícia Almeida, atualmente é assessora pedagógica do Departamento de Atenção ao Educando (DAE) da Secretaria Municipal de Educação de Natal e exerce sua função no Programa Tributo à Criança. Ela lembra que há quatro anos começou a sentir um desejo grande de voltar a escrever. Até então, publicava apenas nas redes sociais. Vieram muitos elogios de pessoas comuns, que não eram da área, incentivando a autora publicar os escritos.

 

O convite para participar dessa Antologia partiu um amigo da professora. “Vários poetas mandaram seus textos e para a minha surpresa o meu foi classificado em 5º lugar e classificado em Natal como o melhor poema. Fiquei muito feliz e hoje estou tomando muito prazer em compartilhar com outras pessoas esse meu talento”, disse.

 

“Em uma das escolas que trabalhei, conheci o poeta João Andrade, e foi a partir dessa aproximação que tive contato com outros poetas. Sou associada à Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte, e em seguida, comecei a viver neste universo e compartilhar meu trabalho”.

 

A pedagoga que passou a integrar o quadro da Prefeitura do Natal no ano de 2009, conta também que teve três poemas publicados na revista Kukukaya Poesias. A revista tem por missão disseminar artigos culturais, poesias, contos e crônicas, escritos por diversos autores.  

 

Ela relembra que o gosto pela poesia surgiu desde criança e por influência da família. “Meu avô e algumas pessoas da minha família sempre faziam cordéis de repente e eu cresci neste universo. Aos nove anos comecei a escrever sem saber o que realmente eu estava fazendo”.

 

Foi crescendo e tendo acesso aos trabalhos de produção de textos nas escolas. Passou a entender que já estava escrevendo poesias. “Na minha vida inteira passei por esse processo de construir e deixar de construir. Porque eu mostrava para as pessoas e elas não entendiam. Minha mãe era uma das minhas grandes incentivadoras”. Patrícia Almeida é filha da professora Tânia Almeida, homenageada como patronesse de uma das escolas da Rede Municipal de Natal.

 

5º lugar no Concurso “Sinfonia de Outono”

Poesia: Na Varanda – Patrícia Almeida

E olhando os céus

Contamos estrelas

Tomando banho

De lua cheia

Passando mais

De uma hora e meia

Sentido nos lábios

Um sabor familiar

Sentados ao vento

Sem querer calar

Confesso segredos

Guardados na alma

É lá por dentro

Uma calma

Digna de paz

E eu não queria mais

Qualquer outro lugar

Que não fosse

Tomar um café

Contigo na varanda

Naquela noite de outono.




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css