16/05/2018 14:42
  • Aberta seleção de Monitores Voluntários para o Programa Mais Alfabetização
Adrovando Claro

A Secretaria Municipal de Educação de Natal divulgou nesta quarta-feira (16) Edital de Processo Seletivo Simplificado de Monitores Voluntários para Composição de Cadastro de Reserva para o Programa Mais Alfabetização (Edital Nº 02/2018). A seleção visa atender a necessidade de assistentes de alfabetização para atuarem em 300 turmas como apoio pedagógico junto a professores regulares de 1º e 2º ano das escolas que aderiram ao Programa.

O Mais Alfabetização tem como objetivo primeiro o fortalecimento do processo de alfabetização dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.  Dessa forma, dentre as atribuições dos Monitores Voluntários estão a realização de atividades de acompanhamento pedagógico sob supervisão do professor alfabetizador e apoio a realização de atividades, bem como participação do planejamento das atividades, acompanhamento do desenvolvimento dos alunos, elaboração de relatórios e participação em formações.

De acordo com a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, professora Judineide Domingos Campos, “a Prefeitura do Natal aderiu ao Mais Alfabetização por entender, primeiramente, que nós precisamos atingir as metas elencadas no Plano Nacional/Municipal, e, mais exatamente, dar prioridade às metas de alfabetizar todas as crianças no máximo até o final do 3º ano do Ensino Fundamental e de reduzir a distorção idade-ano de escolaridade. Quando a PMN realizou a adesão, o Programa tinha a exigência de um edital para selecionar assistentes de alfabetização para as escolas que fizessem essa opção”.

Os selecionados deverão cumprir carga horária de cinco horas semanais por turma, podendo assumir até oito turmas, não ultrapassando 40 horas semanais, de acordo com as diretrizes e especificidades do Programa. Os voluntários poderão atuar em mais de uma unidade escolar dentre as 58 contempladas pelo Programa. Como ressarcimento para despesas com transporte e alimentação, os Monitores receberão o valor de R$ 150,00 por turma, podendo totalizar até 1.200,00 a depender da disponibilidade do candidato.

Podem participar do processo seletivo candidatos com idade mínima de 18 anos no ato da inscrição; que tenham concluído o Ensino Médio Modalidade Normal/Magistério ou que sejam estudante do curso de Pedagogia/Normal Superior ou que houverem concluído o curso de Pedagogia/Normal Superior; que sejam professores pedagogos da Rede Municipal do Natal com disponibilidade de carga horária comprovada e tenham experiência comprovada em alfabetização de crianças nos últimos cinco anos.

Para a candidatura os interessados devem dirigir-se à unidade escolar em que desejam atuar entre 16 e 21 de maio. É necessário portar ficha de inscrição devidamente preenchida e cópias dos seguintes documentos, com a apresentação dos originais: RG (frente e verso) ou Habilitação; CPF; comprovante de residência; comprovação de escolaridade e declaração que comprove experiência na alfabetização de crianças nos últimos cinco anos. No caso de professor da Rede Municipal de Natal, entregar declaração expedida pela unidade escolar em que atua, informando o turno de trabalho.

A seleção será executada por cada unidade de ensino participante do Programa, por meio da Comissão de Inscrição e Avaliação. A convocação ocorrerá por ordem de classificação, de acordo com a necessidade de cada escola. Os resultados serão divulgados pelas unidades escolares em 25 de maio e o Programa tem previsão de início em 1º de junho deste ano.

A lista de escolas que executarão o Mais Alfabetização – 2018, a relação detalhada de documentos para inscrição, a Ficha de Inscrição e demais informações podem ser encontradas no Edital. O documento foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira (16), disponível em www.natal.rn.gov.br/dom.