11/05/2018 14:38
  • Gestores da Rede Municipal de Ensino têm mandato prorrogado até o final do ano
Manoel Barbosa

A Secretaria Municipal de Educação de Natal reúne mensalmente todos os diretores pedagógicos e administrativos para discutir o funcionamento e os avanços da Rede Municipal de Ensino. A reunião de gestores deste mês aconteceu na manhã desta sexta-feira (11), no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). A pauta principal do encontro foi marcada pela prorrogação do mandato dos gestores administrativo-financeiro e pedagógico das 146 unidades de ensino e assinatura do termo de aceitação.

A diretora do Departamento de Gestão Escolar (DGE/SME), professora Maria Luciene Urbano, explicou sobre o processo de prorrogação das eleições para os cargos de diretores, já que o processo eleitoral iria ocorrer no mês de junho do corrente ano.

Ela afirmou que devido algumas situações, em especial a tramitação e burocracia das Unidades Executoras (UEx), que requer tempo e com as eleições no meio do ano seria insuficiente avançar nos trabalhos. Outro argumento socializado foi quanto a reorganização dos gestores que vão retornar as salas de aulas.

“Na metade do ano também é um período complicado para reorganizar a vida dos profissionais do magistério, daqueles que retornarão as salas de aulas. E em especial e principal argumento para não haver as eleições no mês de junho é a questão da situação da merenda escolar, pois é realizada as compras pelos gestores em fase periódica e que não pode parar”, justificou a professora Luciene Urbano.

Também presente na ocasião, a secretária municipal de Educação, professora Justina Iva de Araújo Silva, deu continuidade as orientações para prorrogação dos mandatos dos gestores até o dia 31 de dezembro de 2018. A titular da SME explicou os vários argumentos que foram discutidos com o Fórum dos Gestores das Escolas Municipais de Natal (FOGEM) e com o Ministério Público da Educação para chegarem ao consenso, além de uma votação entre os atuais gestores.

“Gostaria de agradecer aos diretores pela sensibilidade e compreensão no sentido que realmente uma mudança no meio do ano seria muito ruim. Para aqueles diretores que possuem apenas um vínculo (matrícula) na Rede, serão contemplados com a volta da carga suplementar no mês de julho”, assegurou a secretária.

Os gestores que concordaram em continuar assinaram um termo de aceitação para exercerem o mandato até 31 de dezembro deste ano. O processo eleitoral para eleição direta dos diretores ocorrerá no mês de novembro. E no final do mês de agosto, será formada a Comissão Eleitoral Central para coordenar todo o processo de eleição da Rede Municipal de Ensino de Natal.