27/04/2018 14:32
  • Rede Municipal de Ensino adere aos programas federais “Inovação Educação Conectada” e “Mais Alfabetização”
Adrovando Claro

Com foco em promover grandes avanços na educação e garantir melhores oportunidades para os estudantes por meio de uma educação inovadora e conectada com as novas tecnologias, a Secretaria Municipal de Educação de Natal vai aderir ao Programa do Governo Federal – “Inovação Educação Conectada”.

A primeira reunião para apresentação do programa aconteceu na manhã desta sexta-feira (27), no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure) e contou com a participação dos gestores das unidades de ensino, assessores pedagógicos e representantes dos departamentos e setores pedagógicos e técnicos da SME.

De acordo com Liane Trindade, da Assessoria de Planejamento e Avaliação (APA/SME), foram selecionadas, inicialmente, cinco Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e as 72 Escolas de Ensino Fundamental para participarem do Programa. “Estamos na fase de indução, depois teremos a expansão e a fase de sustentabilidade. O primeiro passo das unidades é fazer a adesão ao programa, até o dia 10 de maio”, afirmou Liane Trindade.

Para a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, professora Judineide Domingos Campos de Souza, “o objetivo é que toda a Rede Municipal de Ensino seja contemplada com esse programa, até o ano de 2024”. Segundo a professora Judineide Domingos, o foco principal é acelerar o uso pedagógico da tecnologia nas escolas públicas.

Uma das articuladoras do Programa na Rede Municipal de Ensino, Liane Trindade, fala dos objetivos do “Inovação Educação Conectada”. “Apoiar a universalização do acesso à internet em alta velocidade; formar professores para trabalhar com tecnologias digitais na educação básica e incrementar o uso de conteúdos educacionais digitais na escola”, disse. As unidades envolvidas vão preencher o plano de aplicação financeira para receber os recursos do MEC.

MAIS ALFABETIZAÇÃO

Outra pauta do encontro foi a apresentação do Programa Mais Alfabetização, do Ministério da Educação, que será trabalhado com 58 escolas de Ensino Fundamental da Rede. Segundo a assessora pedagógica do Departamento de Ensino Fundamental da SME, Régia Maria Silvestre, o programa tem o objetivo de fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização, para fins de leitura, escrita e matemática, dos estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.

Entre as principais ações estão a garantia do assistente de alfabetização ao professor em sala. Haverá apoio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), com recursos específicos para a contratação desses assistentes.

De acordo com a professora Régia Silvestre, “passarão por formações os professores alfabetizadores e os assistentes de alfabetização, com foco na alfabetização e gestão de aprendizagem. Gestores das escolas e equipes técnicas também serão capacitados”.

O Mais Alfabetização faz parte da Política Nacional de Alfabetização, lançada pelo MEC em 2017 para combater a estagnação dos baixos índices registrados pela Avaliação Nacional de Alfabetização. O conjunto de iniciativas terá investimento total de R$ 523 milhões para todo o Brasil.