06/04/2018 14:50
  • Reunião discute projeto Quadra da Saúde
Divulgação

A Secretaria Municipal de Turismo (Setur), Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Educação (SME) e Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) se reuniram na sede da Setur para conhecerem o projeto “Quadra da Saúde” idealizado pelo empresário Alejandro Domingues.

O projeto é baseado no programa “Plano Esportivo Cidade Industrial” que foi implementado na Argentina. O objetivo é que a Prefeitura crie um espaço físico e estrutural para ações desportivas nos bairros da cidade oferecidas para a população. Nesse local, haveria um professor de educação física preparado para falar sobre o funcionamento da Quadra da Saúde. No espaço, haveria aulas de funcional, grupos de corrida, ginástica para a terceira idade e exercícios posturais.

O idealizador do projeto, Alejandro Domingues, argumenta que o projeto trará para a comunidade um programa social que vai melhorar a qualidade de vida de todos. Com isso, a sociedade reconhecerá o compromisso da Prefeitura”. Ele acrescenta que seria um programa autossustentável, visto que o sustento econômico do projeto político territorial, seria com recursos obtidos pela publicidade constante dos banners, contratados pelas empresas que queiram assumir o compromisso social e empresarial.

A Secretaria da SEL, Danielle Mafra, apontou que a Prefeitura do Natal já desenvolve projetos semelhantes, como a caminhada da avenida Campos Sales, onde cerca de 300 pessoas são orientadas por profissionais de educação física da Prefeitura, os Centros de Artes e Esportes Unificados (CEU) em Nordelândia e Felipe Camarão, escolinhas de futebol nos bairros que beneficia em torno de 200 crianças, dentre outros. “Precisamos fazer com que a população saiba dessas ações que são implementadas pela Prefeitura”, completa.

A secretária Danielle afirmou que vai propor a criação de um Grupo de Trabalho de saúde, qualidade de vida e ações sociais para realizar um mapeamento de todas as ações e posterior divulgação para que a população tenha conhecimento das ações promovidas pela Prefeitura do Natal.

A Secretária Municipal de Turismo, Christiane Alecrim, afirma que desse encontro com as secretarias, podemos pensar ações para melhoria da qualidade de vida dos natalenses e assim trabalhar para que a cidade se desenvolva e, cada vez mais, se torne um dos maiores atrativos turísticos do país.

Participaram ainda da reunião a Coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Débora Carvalho, e o Psicólogo do SCFV, ambos da Semtas, e o Professor de Educação Física do Setor de Cultura e Desporto da SME, Clóvis Ferreira.