Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

23/03/2018 19:33
  • Prefeito entrega monumento à cidadania
Marco Polo Veras

O prefeito Carlos Eduardo inaugurou, no início da noite desta sexta-feira (23), o monumento Natal Capital da Cidadania, na avenida Engenheiro Roberto Freire. O letreiro é um marco à cidadania e faz referência ao Programa Brasileiro de Educação Cidadã. Natal é a primeira capital a integrar o programa e a instituir a Lei número 6.536 de julho de 2015, que criou o Setembro Cidadão.

 

A lei prevê ações realizadas pelo Município, por meio da Secretaria Municipal de Educação, visando a ampla  divulgação dos direitos e garantias fundamentais, direitos sociais, direitos políticos e preservação do meio ambiente. 

 

“Este monumento vai dizer muito sobre a nossa cidade e seu compromisso com a cidadania”, afirmou o prefeito. “Um símbolo da preocupação das instituições públicas e privadas de nossa cidade em fazer com que Natal, cada vez mais e sempre, procure aumentar o grau de cidadania”, complementou. A ação é integrada entre várias pastas do Município. 

 

Natal terá dois monumentos em alusão à cidadania, este inaugurado nesta sexta-feira e outro a ser entregue no mês de abril, na Praça da Árvore de Natal, no Mirassol. Os dois monumentos foram orçados em R$ 88.998 e a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos foi responsável pela obra. 

 

O programa Brasileiro de Educação Cidadã conduzido pelo juiz da 16ª Vara Criminal de Natal, Jarbas Bezerra, e pela advogada Lígia Limeira, secretária Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral no Rio Grande do Norte, tem como parte a ação Setembro Cidadão, uma iniciativa da Prefeitura de Natal. 

 

O juiz Jarbas Bezerra agradeceu o envolvimento do prefeito no Programa e lembrou que a cidade é a primeira capital a instituir a lei em torno do tema. “O laço que se vê no monumento é uma réplica do laço da Luta por Cidadania, que engloba todas as outras lutas, sendo Natal pioneira”, destacou o juiz. Ele lembrou que em 2009 o Município criou o Dia da Cidadania e um ano depois o Congresso Nacional instituiu a data. “Cidadania está vinculada à felicidade, não dá para viver uma sem a outra”, concluiu. 

 

A secretária Judiciária do TRE, Lígia Limeira, agradeceu o envolvimento do Município. “Gostaria de agradecer a todos que abraçaram essa luta e ajudaram a alçar Natal a capital cidadã, que muito nos honra”, afirmou . 

 

Com esse monumento, espera-se que o tema seja alvo de discussão e que natalenses e turistas levem a mensagem da cidadania a outros locais, através de fotografias. 

 

Participaram da entrega do monumento ao lado do prefeito Carlos Eduardo, o vice-prefeito, Álvaro Dias; o secretário Municipal de Governo, Homero Grec; o secretário Municipal de Serviços Urbanos, Jonny Costa, representando demais secretários municipais, vereadores, e representantes da sociedade civil. 

 

Feira 

 

O prefeito Carlos Eduardo visitou ainda na noite desta sexta-feira (23) a 4ª Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do Rio Grande do Norte e 9º Fórum do Turismo realizados no Centro de Convenções de Natal, neste fim de semana. 

 

A expectativa é de que cerca de cinco mil pessoas visitem esses dois eventos realizados paralelamente, voltados para o turismo com atrações variadas, dentro das áreas cultural, com espetáculos, literatura e artesanato, além de gastronomia e divulgação de produtos da agricultura familiar. A Feira e o Fórum de Turismo já integram o calendário de eventos da cidade, divulgando e discutindo o turismo em Natal e outros Municípios do RN. 

 





Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css