Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

23/03/2018 16:16
  • Prática milenar de acupuntura é oferecida para os usuários do SUS em Natal

Nos últimos anos tem se falado cada vez mais em acupuntura. A prática, que tem mais de dois mil anos, consiste na introdução de agulhas metálicas em diversos pontos do corpo do paciente. Original da medicina chinesa, o procedimento tem se tornado muito famoso no Ocidente, com cada vez mais adeptos e profissionais especializados na área. Em 2010, foi considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. 

 

No dia 23 de março comemora-se o Dia do Acupunturista. Na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a prática é realizada no Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CERPIC), espaço inaugurado em outubro de 2017 e que desde então vem oferecendo diversos serviços e atendimentos em práticas integrativas e complementares em saúde para funcionários e usuários do Sistema Único de Saúde. 

 

A acupuntura funciona com o estímulo das terminações nervosas através das agulhas, que podem ser inseridas em mais de 2000 pontos, dependendo do objetivo da sessão. A prática serve para equilibrar as energias, assim como aliviar o estresse, dores, ansiedade e distúrbios do sono. No CERPIC, o procedimento é realizado pelos profissionais Feluzia Andrade e Dr. Nilton Genobie, Presidente da Associação dos Acupunturistas do Rio Grande do Norte.  

 

"A acupuntura é o cargo chefe do CERPIC, pelo seu resultado ser muito rápido. Após uma sessão o paciente já sente a diferença. Trabalhamos com fumantes, pacientes com ansiedade, com depressão, e a melhora tem sido considerável. Muitas dessas pessoas relatam que estão tendo uma qualidade de vida muito melhor através da auriculoterapia e da acupuntura” declarou a diretora do CERPIC, Liene Medeiros.  

 

A diretora ainda explica a diferença entre a auriculoterapia e da acupuntura, ambas realizadas pelos mesmos profissionais. A auriculoterapia concentra os pontos apenas da orelha, através de agulhas ou sementes, enquanto a acupuntura trabalha o corpo inteiro. 




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css