22/03/2018 14:44
  • Semurb emite nota oficial sobre o tratamento sanitário no Parque da Cidade

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) vem a público esclarecer que o apontado vazamento de esgoto na área do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte foi uma situação pontual. Mensalmente, é feita a retirada do esgoto produzido pelo Parque. No entanto, nos meses de janeiro e fevereiro, não foi possível realizar esse serviço, por uma conjugação de fatores ocorridos no período, principalmente por um impedimento relativo ao orçamento, que estava fechado, e pela mudança de sede da própria Secretaria.

É preciso informar também que a Semurb vem trabalhando para solucionar em definitivo esse problema. Em 2017, foi aberto um processo administrativo visando à contratação de uma empresa especializada na implantação e funcionamento da Estacão de Tratamento de Esgoto (ETE) com sistema de Reuso, instalada no Parque da Cidade, cujo processo está em fase de elaboração de planilha orçamentaria pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semov), para em seguida ser licitado.

Paralelo a isso, estão sendo adotadas providências para evitar a contaminação do lençol freático daquela área, com a contratação de empresa para a retirada desse esgoto. Porém, como o processo de licitação da ETE ainda não está finalizado, a Semurb firmou um novo contrato em janeiro, garantindo o esgotamento sanitário do Parque durante todo este ano de 2018. A primeira retirada, de 40 metros cúbicos de esgoto, já foi feita neste mês de março. Não havendo, portanto, mais vazamento para o lençol freático.

Dessa forma, resta claro que a Semurb vem adotando as medidas necessárias para o enfrentamento da questão e a solução definitiva para o caso.