22/03/2018 08:52
  • SME reúne gestores e discute o tema superação da violência
Adrovando Claro

Mensalmente a Secretaria Municipal de Educação de Natal reúne todos os diretores pedagógicos e administrativos para discutir o funcionamento e os avanços da Rede Municipal de Ensino. A primeira reunião de gestores do ano aconteceu na quarta-feira (21), no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure).

O encontro foi marcado pelas reflexões envolvendo o tema violência. Na ocasião, o presidente do Conselho Estadual de Promoção da Paz nas Escolas (CONEPPE), João Maria Mendonça de Moura ministrou a palestra com o tema da Campanha da Fraternidade 2018: “Fraternidade e Superação da Violência”.

João Maria de Moura, que também é professor da Rede Estadual de Ensino, ressaltou a importância deste tema para ser discutido no ambiente escolar dentro do Projeto Político Pedagógico das unidades de ensino e nos componentes curriculares. “O educador tem um papel fundamental com as crianças e adolescentes das escolas, para elencarmos essa cultura de paz, de reconciliação, do amor, do respeito e de justiça social”, disse. Ele apresentou e discutiu os dados da violência no Brasil e no estado do Rio Grande do Norte.

O professor João Maria de Moura, agradeceu ainda a titular da SME, professora Justina Iva de Araújo Silva, pela iniciativa e compromisso do encaminhamento deliberado de uma audiência pública para levar o tema da Campanha da Fraternidade para os encontros dos educadores e discussões nas escolas municipais.

Dando continuidade aos debates sobre o tema violência, a representante da Arquidiocese de Natal, Lourdes Valentim refletiu com os diretores sobre: “Quais as razões para tanta violência?”. Ela afirmou que as pesquisas apontam que o não envolvimento com as drogas, está relacionado com o maior tempo dos alunos, nas escolas.

Lourdes Valentim aconselha que “façam o trabalho de vocês da melhor forma possível, pois o melhor caminho é a educação. É importante o acolhimento com os alunos e nutrir e criar condições para que estes estudantes se sintam aceitos neste espaço. Precisamos convencer nossos alunos que eles são importantes para nós, os educadores. Temos que combater e prevenir esse mal da violência, levando esse tema para as unidades de ensino e famílias dos estudantes”.

Presente durante toda a reunião, a professora Justina Iva também dialogou com os gestores das 72 escolas de Ensino Fundamental e 74 centros municipais de Educação Infantil. Pontuou sobre assuntos administrativos e pedagógicos que envolvem o bom funcionamento da rede, assuntos da próxima eleição para gestores e abriu a conversa para ouvir as dificuldades dos diretores.

O encontro de gestores contou ainda com a participação do Coach Ramon Enoc, que ministrou a palestra “Como alcançar a alta performance pessoal e profissional”. O palestrante falou sobre equilíbrio emocional, alta performance, desenvolvimento de percepções e aumento de autoestima.