Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

21/03/2018 11:43
  • Ações de controle do mosquito Aedes aegypti são intensificadas em Natal

A Secretaria de Saúde de Natal continua promovendo ações de intensificação de controle e monitoramento do Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya. Equipes de agentes de combate às endemias estão fazendo visitas permanentes, casa a casa, nos bairros da cidade, principalmente, nas áreas que registraram maior população vetorial de acordo com o levantamento feito pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). As visitas têm objetivo reduzir o índice de infestação do mosquito, eliminar possíveis criadouros para reduzir os casos das doenças geradas pelo Aedes.    

 

Na tarde desta terça feira (20), os agentes de endemias realizaram visitas em Felipe Camarão, zona Oeste, um dos bairros com maior índice epidêmico. De porta em porta, os agentes fizeram vistorias dentro das residências, nos quintais verificando os recipientes, conversaram com moradores sobre riscos e orientaram quanto à prevenção. "Nós estamos fazendo um trabalho ostensivo tentando conscientizar a população de que a dengue não só mata, mas deixa sequelas e que por isso é preciso eliminar os focos do mosquito", explicou o chefe de operações de campo do Distrito Sanitário Oeste, Rocha Junior.   

 

O chefe de Operações lembra ainda que a conscientização da população se torna ainda mais importante nesse momento, já que mais de 80% dos focos são encontrados no interior das residências. "É importante, que cada morador cuide de sua residência, eliminando os possíveis criadouros do mosquito, como por exemplo copos descartáveis, tampinhas de garrafas, virando os baldes" disse ele.  

 

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, possui um mapeamento dos pontos com índice epidêmico, e realiza visitas porta a porta nos bairros semanalmente para orientar os moradores e inspecionar as residências. Além disso, é feito o trabalho com o UBV (carro fumacê) e UBV Portátil (costal).   

 

Atualmente, Natal conta com um sistema de monitoramento do Aedes aegypti que é reconhecido internacionalmente, o Vigiadengue, que tem como finalidade a identificação de áreas de maior risco para que a ação de combate seja desenvolvida rapidamente.  




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css