05/03/2018 10:49
  • Guia de Serviços da Prefeitura será lançado nesta terça-feira no Palácio Felipe Camarão

Com o objetivo de disponibilizar um conjunto de informações sobre os serviços oferecidos pela administração municipal, a Prefeitura de Natal, por intermédio da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), lança nesta terça-feira (6), às 16h30, o Guia de Serviços. A solenidade contará com a presença do prefeito Carlos Eduardo e da secretária municipal de Planejamento, Glenda Dantas. O link de acesso ao Guia será divulgado e disponibilizado no lançamento.

O Guia de Serviços consiste em uma ferramenta online que possibilitará ao cidadão consultar as informações sobre os serviços por área temática, órgão responsável, bairro e perfil do usuário, o qual permite que a pesquisa pelos serviços seja realizada a partir da indicação do (s) perfil (is) em que melhor se enquadra o usuário do Guia, como cidadão, servidor, empresário e/ou turista.

Sobre cada serviço oferecido pela Prefeitura serão disponibilizadas as seguintes informações: perfil do usuário, nome do serviço, órgão responsável, área temática, descrição do serviço, link para atendimento online, equipamentos do serviço, público alvo, tarifa, etapas para acesso ao serviço, principais etapas da prestação do serviço, documentos necessários, legislação/norma que regula a prestação do serviço, observação, links úteis, destaque e anexos. O trabalho envolveu todas as secretarias municipais.

Outro fator que merece destaque é a interface possível entre a gestão municipal e o cidadão, que poderá ser realizada por meio de um cadastro do cidadão no Guia de Serviços e pelo envio de sugestões e/ou dúvidas acerca de quaisquer informações presentes no Guia.

Com a implantação do serviço, a Prefeitura de Natal dá mais um passo rumo ao aperfeiçoamento do seu sistema de informatização, que vem se tornando cada dia mais acessível, transparente, moderno e eficaz.

“A expectativa é que toda a população esteja sempre atualizada acerca da existência dos equipamentos públicos, dos serviços oferecidos pela Prefeitura, enfim, das possibilidades de usufruir desses a qualquer tempo”, assinalou a secretária Glenda Dantas. Trata-se, portanto, da informação sobre o usufruto que pode ser feito, e de que maneira pode ser feito, sobre a gama de serviços públicos oferecidos e, por outro lado, do cumprimento do dever do Estado para com o cidadão via publicização de seus serviços e ações.