16/01/2018 16:02
  • Saúde discute parâmetros da cobertura assistencial das policlínicas em Natal
Daniel Morais

A Secretaria Municipal de Saúde reuniu nesta terça-feira (16) representes dos Departamentos de Atenção Especializada (DAE), da Assistência Farmacêutico (DAF), de Regulação, Avaliação e Controle (DRAC), e de Gestão, Trabalho e Educação na Saúde (DGTES), para discutir sobre os parâmetros da cobertura assistencial das policlínicas de Natal.

A discussão discorreu sobre a capacidade de produção em consultas, procedimentos de especialidades da área médica, dispensação de medicamentos das Policlínicas Leste, Oeste, Norte e Sul, entre outros assuntos.

A secretária Municipal de Saúde, Saudade Azevedo, explicou que a reunião teve o propósito de atualizar as informações sobre produção de consultas e procedimentos nas policlínicas, para fortalecer o processo de trabalho.

A reunião acordou diversos encaminhamentos entre eles, realizar encontros com cada policlínica para discutir a produção de consultas e procedimentos para o processamento de informações junto ao Ministério da Saúde, agendamento de reuniões com os farmacêuticos das policlínicas para padronizar o processo de trabalho de prestação de serviços.

Os parâmetros têm como base as diretrizes para a construção das redes de atenção à saúde e linhas de cuidado que levam em consideração a necessária articulação entre os serviços, conforme preconizado pelas normatizações vigentes do Ministério da Saúde e recomendações técnicas com evidência científica, constituindo-se em referências para orientar o conjunto da gerência de serviços e gestores da Secretaria Municipal de Saúde no planejamento, programação e priorização das ações de saúde a serem desenvolvidas e, principalmente, quanto à efetivação da ampliação da produção social da Rede Pública Municipal de Atenção à Saúde.