11/01/2018 12:17
  • Professoras da Rede Municipal vão apresentar experiências de ensino em evento em São Paulo
Manoel Barbosa

Na próxima segunda-feira (15), duas professoras da Rede Municipal de Ensino, Milena Fabrini e Mirela Monteiro, participam em São Paulo, do I Evento Regional de Práticas Exitosas – Educação Nordeste, promovido pela Mind Lab Brasil criadora do Programa MenteInovadora. O evento vai reunir experiências de professores da rede pública de quatro estados do Nordeste que utilizam o programa MenteInovadora com o objetivo de promover o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e cognitivas.

A professora Milena Fabrini atua na Escola Municipal Professor Francisco de Assis Varela Cavalcanti, e foi escolhida pelo reconhecimento da utilização da metodologia inovadora com jogos de raciocínio para a introdução de temática sobre educação sexual em sala de aula.

Com o jogo de tabuleiro Moonwalk, Milena Fabrini buscou facilitar o diálogo entre professor e alunos, estabelecendo uma relação de empatia e confiança, além de facilitar os questionamentos dos estudantes. A ideia de trabalhar o tema educação sexual partiu da percepção da professora a respeito da ausência de informações sobre o assunto, do alto índice de infecções sexualmente transmissíveis e de casos de gravidez na adolescência.

Durante as aulas, foram promovidas rodas de conversas, aulas expositivas sobre métodos contraceptivos com imagens sobre o aparelho reprodutor e DTSs, dinâmica sobre o planejamento para o futuro, uma atividade na qual os alunos cuidavam de um ovo e atividade de recorte de jornais com dados estatísticos sobre o aumento dos índices de infecções sexualmente transmissíveis entre os jovens no Rio Grande do Norte. Ao final do projeto a professora com os alunos desenvolveram um jogo de tabuleiro contendo as informações sobre sexualidade construídas em sala de aula.

A professora Mirela Monteiro que leciona na Escola Municipal Professor Antônio Campos e Silva, no bairro de Mãe Luiza, utilizou o jogo Macala no desenvolvimento de competências para a interpretação de uma situação-problema a partir da leitura de enunciados e de questionamentos sobre a atividade. Após a manipulação do jogo, os alunos discutiam em equipe para determinar qual estratégia e operação matemática deveria ser utilizada para responder à pergunta do problema. Com isso, puderam reconhecer a possibilidade de existência de diferentes estratégias na resolução de uma mesma situação-problema.

"É com satisfação que recebemos os relatos das experiências de professores que utilizam nossa metodologia com jogos de raciocínio de forma original, dinâmica e engajadora nas salas de aula”, destacou Sandra Garcia, diretora pedagógica da Mind Lab Brasil.

Durante o evento, a professora Justina Iva de Araújo Silva, titular da Secretaria Municipal de Educação vai apresentar o painel com o título “Desafios da implantação de um programa para o desenvolvimento de habilidades na Rede Pública de Ensino”. A titular da SME foi a única gestora pública convidada para apresentar relato durante o evento que reúne quatro estados do Nordeste.

Programa MenteInovadora

O Programa foi adquirido pelo município do Natal em 2014, aplicando a metodologia em seis escolas inicialmente. Atualmente o programa está presente em 17 unidades de ensino. No primeiro ano do MenteInovadora, a Prefeitura do Natal investiu mais de R$ 740 mil e atendeu mais de três mil alunos e 60 professores. Em 2015, o investimento foi de R$ 880 mil para beneficiar 4.450 alunos e 80 professores. Em 2016, foram investidos quase R$ 806 mil atendendo 3.811 alunos. Em 2017, os investimentos ficaram na ordem R$ 954 mil, e beneficiou 4.306 estudantes e 100 professores. Este ano, serão atendidos 4.401 alunos e 98 professores, de 17 escolas.

O Programa MenteInovadora é um novo instrumento pedagógico que tem como principal objetivo o desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais, sociais e éticas dos estudantes e da mediação da aprendizagem dos docentes.